mc components muck maq
EconomiaEmpresaNotíciasPlástico

Em 2019 indústria do plástico cresce 0,8%

Resultado abaixo das expectativas devido ao desempenho negativo dos setores demandantes de plástico

As expectativas de crescimento da indústria do plástico para 2019 era de 2,2% na produção física. Os dados da PIM – PF (Pesquisa Industrial Mensal – Pessoa Física), divulgados pelo IBGE, mostra que a expansão do setor foi de apenas 0,8%. Foram produzidas aproximadamente 6,17 milhões de toneladas de produtos transformados.

O resultado abaixo das expectativas é explicado em parte pelo desempenho negativos dos setores que são grandes demandantes de plástico, como alimentos (-5,1%) e o de bebidas (-0,1%), como a realização da Copa do Mundo e das eleições, que são momentos em que normalmente desaceleram a atividade.

José Ricardo Roriz Coelho, presidente da ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) explica, “com a paralisação da logística em maio, houve uma quebra no ritmo já lento de recuperação e a tendência de crescimento que havia até então, se converteu em estagnação. Novembro e dezembro também foram meses ruins de desempenho, sendo este último, um mês de retração para praticamente todas as atividades econômicas”.

Para o ano de 2020, as expectativas de produção física do setor, são um pouco maiores, um crescimento de 2,5% no ano. “Essa projeção ainda é conservadora, considerando que esperamos melhorias estruturais para a economia, como as que vêm sendo anunciadas pelo novo governo. O pior momento da indústria já ficou para trás”, afirma Roriz.

Roriz ainda afirma, “acreditamos que 2019 será de continuidade de uma recuperação lenta da indústria, mantendo-se o ritmo atual, a produção só voltará aos níveis pré-crise em 2023”.

Quer saber mais sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para saber mais novidades receber os conteúdos de qualidade do mercado plástico.

Tag

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar