Durante o segundo trimestre de 2023, os juros elevados encareceram o crédito causando desmotivação nos investimentos, e assim, derrubaram o desempenho dos setores industriais mais tecnológicos.

Um levantamento chamado Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial) foi utilizado para uma coleta de dados sobre a indústria em diferentes setores da economia.
E seu resultado revelou o crescimento dos juros no segundo trimestre de 2023.
O Iedi usou a metodologia da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), para analisar todos os ramos, por isso dividiu em quatro faixas de intensidade tecnológica: alta, média-alta, média-baixa e baixa.
Leia mais:
- Arburg recebe selo Better Stands Ouro por estande sustentável na Plástico Brasil 2025
- Cientistas criam método para reciclar PET com a umidade do ar
- Por que tantas indústrias ainda erram na escolha da injetora?
O economista e responsável pelo estudo, Rafael Cagnin, explica que: “O quadro de juros é bastante elevado, os juros básicos, mas também os juros finais. Neste período de relativo endividamento, também as garantias e contrapartidas finais (para concessão de crédito) tendem a ser mais rígidas”.
Os registros de produção da indústria no segundo trimestre
Nesta separação, foi possível notar que a produção da indústria de alta e média alta tecnologia, caíram em 1,7% e 7,6%, respectivamente.
Ao mesmo tempo que a alta indústria registrou um declínio no complexo eletrônico como um todo, tanto na fabricação de rádio e TV, quanto na comunicação. A média-baixa teve impacto mediante os bens de capital mecânicos e elétricos, e produtos químicos.
A produção dos ramos de média intensidade, caiu 1,8%, e não registra crescimento desde 2021, conforme o Iedi.
Desse modo, a única categoria que apresentou aumento foi a média-baixa, que obteve o registro de 1,4%, no setor de produção alimentícia.
A importância dos setores industriais tecnológicos
Por gerarem valor na produção de bens e serviços de alto valor econômico esses segmentos são importante e inovadores para economia.
Bem como replicam os ganhos na economia, ou seja, quando a demanda por produtos desses setores cresce, a demanda por produtos e serviços de outros setores relacionados também aumenta. Isso estimula o crescimento econômico em várias frentes.
A criação de empregos de qualidade também é uma questão significativa, pois os setores industriais tecnológicos oferecem oportunidades de empregos com melhores condições.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado.