Bulher
NotíciasPlástico

Conheça o BeBot – o robô aspirador para praias, rios e costas

Criado para ajudar na limpeza das praias de forma ecológica, o robô é a nova inovação sustentável para o mundo

Segundo uma pesquisa realizada pelo grupo Ocean Conservancy, que realiza limpezas anuais em praias, apontou que resíduos plásticos estão no topo da lista com mais de 4,7 milhões de embalagens coletadas.

Pensando nisso, a ONG 4Ocean, formada por voluntários e pesquisadores, projetaram o BeBot com auxílio de especialistas em robótica e fabricado pela Poralu Marine, que é líder global em design, fabricação e instalação tecnológica. O robô foi criado com uma tecnologia inovadora que promete limpar silenciosamente até 3.000m² de praia por hora, o que equivale a aproximadamente o tamanho de sete quadras de basquete.

O robô conta com uma profundidade de 10cm que coleta os resíduos tão pequenos quanto 1cm², o que acaba incluindo a coleta de pontas de cigarro, embalagens, tampas de garrafas, fragmentos plásticos que podem às vezes ficar escondido na areia, de forma imperceptível. O BeBot é 100% elétrico e ainda funciona a base de energia solar, o que não permite a emissão de gases, líquidos, de diesel ou até mesmo poluição sonora.

Os testes já começaram nas praias próximas ao Sul da Flórida, o robô é movido por um controle remoto e pode ser operado a até 300 metros de distância, mostrando que além de ser ágil, o intuito do projeto era também diminuir o trabalho manual e de grandes máquinas em praias.

Matérias mostraram que o grande acúmulo de lixo nas praias, acarretou a diminuição de visitantes em todo mundo em grandes países, o que mostra como isso pode afetar o turismo e até mesmo, a economia.

Além disso, a qualidade das areias está sendo prejudicada por conta de máquinas que não são preparadas para tal trabalho, o diferencial do BeBot é que a máquina peneira a areia e também varre algas, podendo ser usado até mesmo para nivelar os campos de areia e demonstra ser a solução ideal para hotéis, propriedades à beira do mar, municípios, reservas naturais e pode auxiliar também em campos de esportes e golpe.

O BeBot é uma ferramenta que pode, com certeza, ajudar no avanço do combate de ajudar a vida marinha, ecossistemas e auxiliar na missão de finalmente acabar com a crise oceânica. Por fim, o robô é sem sombra de dúvidas, uma das maiores alternativas inovadoras e tecnológicas e sustentáveis.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo