Bulher
EmpresaNotíciasPerguntasPlástico

Como o petróleo pode se transformar em plástico?

A principal matéria-prima do plástico é o petróleo, já que a maioria dos plásticos são derivados do petróleo, uma mistura de compostos orgânicos, principalmente hidrocarbonetos. O petróleo pode se transformar em plástico através do refino do óleo das refinarias, onde surge a nafta, dando origem as petroquímicas que utilizam a nafta e a parafina em diversos tipos de matérias, entre eles o plástico.

A nafta é a principal fonte no surgimento dos plásticos, passando pelo processo de craqueamento, onde as suas moléculas são quebradas. O último passo para realizar a produção dos plásticos é a polimerização, onde surgem os polímeros, onde cada um se diferencia entre si, surgindo a partir de todo esse processo, os termoplásticos e os termofixos.

Aplicações

Existem tipos diferentes de plásticos que são determinados pela extensão e estrutura dos polímeros. Os termoplásticos é a categoria dos plásticos mais “moles”. Eles não sofrem alteração em suas estruturas químicas após o aquecimento e podem ser fundidos novamente para constituírem um novo material. São aplicados na produção de diversos produtos, presentes nos mais variados segmentos, como brinquedos, automóveis, construção civil, eletrônicos, fios e cabos e diversos outros.

Os termorrígidos são plásticos que não se fundem com o aquecimento, sendo também insolúveis e não recicláveis. Lentes de óculos, certos utensílios de cozinha e algumas peças plásticas de aparelhos televisores são plásticos termorrígidos.

Componentes

Para fazer o plástico, nas refinarias, o petróleo cru é destilado e tem como resultado algumas frações, como o gás liquefeito, a nafta, a gasolina, o querosene, o óleo diesel, as graxas parafínicas, os óleos lubrificantes e o piche.

É possível encontrar nos plásticos, o etileno, propileno, como polietileno, polipropileno, policloreto de vinila, resina epóxi, poliéster, fenólica, filicones, SAN e mais diversos plásticos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo