IndústriaNotíciasPlásticoSustentabilidade

Braskem lança portfólio de resinas PCR para eletrodomésticos

Nova linha da Braskem evita emissão de 6 mil toneladas de CO₂e, além de contribuir para o mercado, Braskem visa 1 milhão de toneladas recicladas até 2030

Braskem lança portfólio de resinas PCR para eletrodomésticos

Braskem anunciou um novo portfólio de resinas recicladas pós-consumo, ou PCR, para o setor de eletrodomésticos. Este desenvolvimento exclusivo, vendido sob a marca Wenew, conta com seis grades polipropileno reciclado com produtos específicos. 

Desse modo, ele atende demandas em refrigeração, lavanderia, eletroportáteis e equipamentos de áudio. Para alcançar esses tipos de aplicação a Braskem usa resinas que oferecem alta precisão de segurança e resistência. O projeto iniciou em 2020, e já resultou em uma recuperação de mais de 10 mil toneladas de resíduos, o que representa mais de 130 milhões de embalagens. 

Leia mais:

Diante disso, Pier Pesce, gerente de desenvolvimento de negócios para Economia Circular da Braskem na América do Sul, destaca: “Por meio da marca Wenew, buscamos alavancar ainda mais o conceito de economia circular dentro da cadeia produtiva da química e do plástico. E a utilização das resinas recicladas desta linha permitiu também a diminuição de 6.375 toneladas de CO2e na atmosfera”. 

Empresas do setor de eletrodomésticos já utilizam resinas recicladas pós-consumo para tornar suas produções mais sustentáveis. 

De acordo com o Índice de Reciclagem Mecânica de Plásticos Pós-Consumo no Brasil, do Movimento Plástico Transforma com realização da MaxiQuim, a venda de PCR para os segmentos de eletroeletrônicos e eletrodomésticos cresceu 19% em 2023. Com isso, atingiu 37 mil toneladas. A Mondial é uma das empresas que incorporaram esse tipo de resina em sua cadeia produtiva.

Nesse sentido, Pesce afima: “O novo portfólio traz um impacto positivo significativo para o mercado como um todo. Acredito que será cada vez maior o posicionamento das empresas e indústrias nesta frente de desenvolvimento sustentável”.

Empresas incluem resinas PCR Wenew em suas produções

Desde 2022, a Mondial adotou as resinas PCR Wenew para fortalecer seu compromisso com a sustentabilidade, diminuir a pegada de carbono e melhorar a eficiência produtiva. Os bons resultados impulsionaram a ampliação dessa iniciativa. Que agora se concretiza com a aplicação da tecnologia em caixas de som recém-lançadas.

Sendo assim, Jacques Ivo Krause da Mondial, comenta: “A parceria com a Braskem foi essencial para avançar na questão da sustentabilidade dos nossos produtos. A nova resina trouxe características técnicas de performance e resistência que melhoraram a qualidade das nossas caixas de som”. 

Além disso, a resina escolhida pela empresa contribui para reduzir em mais de 20% a pegada de carbono em relação às resinas de origem fóssil. Para viabilizar esse resultado, a Braskem realizou testes criteriosos e ofereceu suporte direto durante as etapas de aplicação no cliente.

Assim, Pesce ressalta: “A companhia sempre oferece suporte técnico durante todo processo de homologação e customização das soluções por aplicação. Temos alta proximidade para garantir boa implementação e qualidade dos nossos produtos”.

Braskem reforça meta sustentável com novas resinas PCR

Com o lançamento de seu portfólio de resinas PCR voltado ao setor de eletrodomésticos, a Braskem reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. Entre suas prioridades, está a eliminação de resíduos plásticos. 

Para isso, a companhia investe na reciclagem mecânica e química como formas eficazes de recuperar materiais e promover a economia circular. Como parte dessa jornada, a Braskem pretende alcançar 1 milhão de toneladas em vendas de produtos com conteúdo reciclado até 2030.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo