Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlásticoPlástico pelo mundoSustentabilidade

Bioplástico de bagaço da laranja, vassouras feitas de garrafas plaśticas e jogos olímpicos sustentáveis

Plástico pelo mundo: Fique por dentro das principais notícias e curiosidades do plástico pelo mundo. Estudantes realizaram projeto baseado na extração de bioplástico do bagaço da laranja. Empresário do Camboja desenvolve vassouras duradouras a partir de plásticos descartados. Comitê olímpico desenvolve ações sustentáveis para todo o evento, com foco para acomodações de plásticos reciclados

Bioplástico de bagaço da laranja, vassouras feitas de garrafas plaśticas e jogos olímpicos sustentáveis

Pesquisadores desenvolvem bioplástico do bagaço da laranja

Na imagem aparecem duas mulheres, uma de cabelo castanho claro, ao seu lado esquerdo uma mulher de cabelo com mechas vermelhas na frente e restante do cabelo preto. Em seguida um homem jovem de cabelos e barba pretos, à sua esquerda um homem mais velho, de cabelo grisalhos. Eles representam a ação sustentável feita a partir da extração de bioplástico do bagaço da laranja

Um grupo de estudantes liderado pela orientadora Jéssica de Macedo e pelo coorientador Reinaldo Blezer, realizou um projeto de conclusão de curso focado em soluções sustentáveis. O projeto nasceu na Etec (Escola Técnica Estadual) Trajano Camargo, em Limeira, na Região de Campinas. 

No primeiro momento, a ideia consistia na redução de resíduos gerados a partir de produções industriais e petroquímicas. Sendo assim, os estudantes Gustavo dos Santos e Monick Souza desenvolveram um polímero biodegradável através da pectina do bagaço de laranja. 

Dessa maneira, em relação ao tipo de polímero desenvolvido, os pesquisadores destacam que trata-se de um plástico filme, semelhante àqueles encontrados nos supermercados. E que, ainda, estão presentes na embalagem de frutas e outros vegetais. Porém, produzidos à base de pectina. 

Sobre isso, Dos Santos explica: “É um açúcar que pode ser extraído do bagaço da laranja. Com a adição de outros reagentes químicos chegamos ao bioplástico. Ficou muito parecido com o filme plástico de PVC, tanto em aspectos visuais quanto aos relacionados à preservação de alimentos.” 

Sendo assim, sob condições adequadas de iluminação e compostagem, pesquisas apontam que o tempo de decomposição desses plásticos sofrem diminuição para cerca de seis meses.  

Quanto aos desafios, o pesquisador enfatiza que um dos principais objetivos encontrados pela dupla para desenvolver o polímero foi o tempo escasso, sendo dois dos três semestres do curso. Frente a isso, a orientadora elogia:  “Eles superaram os obstáculos com sucesso, evidenciando o comprometimento e a dedicação para com as atividades propostas”.

Além do destaque local do projeto, ele também chamou atenção em âmbito nacional pela seleção 11ª Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M, realizada em novembro de 2023. Com isso, alcançaram uma posição entre os 100 finalistas.

Garrafas de plástico transformadas em vassouras

Na imagem aparecem as vassouras feitas de garrafas plásticas. Representado o projeto sustentável, aparece uma garrafa de plástico inteira, em seguida os fios feitos dela e a vassoura. Todas em cor verde

Com o intuito de diminuir o descarte incorreto do plástico em sua comunidade e cooperar com a realização de ações sustentáveis, o empresário cambojano Has Kea, de 41 anos, comprou as garrafas de plástico que iriam para o lixo. O intuito do empresário era transformá-las de forma criativa, o chamado upcycling.

A partir daí, o trabalho passou a acontecer em um pequeno armazém na capital do Camboja. No local, um grupo de trabalhadores desfaz as garrafas de plástico em tiras, transformando-as em cerdas para vassouras, das quais produzem 500 por dia.

Sendo assim, reunem-se as tiras de plástico em uma máquina, depois passam por um amolecimento em água quente. Em seguida acontece o corte uniforme para, enfim, chegar ao cosimento com fios de metal. 

Com isso, nos últimos 11 meses, calcula-se cerca de 40 toneladas de garrafas de plástico transformada. Isto, é, somando cerca de 5000 garrafas por dia, transformando-as em vassouras. Segundo eles, esse tipo de vassoura mostram-se mais robustas do que as normais. Como resultado, a venda acontece por 10.000 riel (cerca de 2,50 euros) e 15.000 riel (3,50 euros) cada.

Diante disso, um monge budista, cujo templo já comprou 80 vassouras, comentou: “Esta vassoura é bastante sólida, não é fácil de partir”. 

Para a produção sustentável, Has Kea compra garrafas de plástico vazias dos coletores e dos depósitos de resíduos. Perante as grandes ofertas, ele mostra-se confiante na longevidade do seu negócio. Bem como mostra-se aberto à entrada de concorrentes no mercado.

Jogos olímpicos com assentos sustentáveis

Na imagem estão as cadeiras feitas de plástico  reciclado, uma iniciativa sustentável eita pelo comitê olímpico. Elas são de cor branca.

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 revelou uma iniciativa inovadora ao oferecer acomodações sustentáveis aos espectadores. O princípio, o anúncio destaca o uso de 11 mil assento fabricados a partir de plástico reciclado.

Dessa maneira as novas instalações permanecem em locais-chave, incluindo a Arena Multiuso, localizada nas proximidades da icônica Torre Eiffel, e no Centro Aquático Olímpico. 

Com essa ação busca-se promover práticas ambientais conscientes durante o evento esportivo internacional. Além disso, visa demonstrar um compromisso com a sustentabilidade. Em consonância com o movimento global de sustentabilidade, os organizadores dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 estão empenhados em realizar a edição mais ecológica da história do evento. 

Sendo assim, em colaboração estreita entre o Comitê Olímpico Internacional e a prefeitura de Paris, os esforços estão direcionados para iniciativas que visam a conservação de energia, renovação e inovação. E ainda, contam com mais de 8 mil desses assentos ecológicos já instalados nas arenas.

De acordo com Marius Hamelot, fundador da Le Pavé, empresa encarregada da produção dos assentos, a obtenção do plástico acontece através de parcerias estabelecidas com recicladores. 

De modo que diversos plásticos fazem parte da produção, abrangendo desde poliestireno proveniente de frigoríficos até frascos de shampoo. Assim, a  tonalidade final do assento determina-se pelo tipo específico de plástico utilizado.

Os Jogos Olímpicos de Paris estão agendados para iniciar em 26 de julho de 2024. O Ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, prevê a participação de aproximadamente 300 mil pessoas na cerimônia de abertura do evento.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo