Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlástico

Bijuteria de plástico reciclado, Encontro do plástico e Reciclagem facilitada

Plástico Pelo Mundo: Fique por dentro das principais notícias e curiosidades do plástico pelo mundo. Brincos, anéis, pulseiras e colares são feitos com tampinhas e sacolas plásticas recicladas. Reunindo 300 convidados, a ABIPLAST promoveu um jantar para indústria do plástico. Clear Drop lança lixeira que facilita o processo de reciclagem

Bijuteria de plástico reciclado

A I Do Design lançou uma coleção de brincos estilosos e coloridos feitos com tampinhas e sacolas plásticas recicladas. As bijuterias da marca são criadas pela designer Anna Boechat, de 38 anos.

Além dos brincos, ela produz anéis, pulseiras e colares a partir dos plásticos descartados. O produto favorito das clientes, segundo ela, são os brincos de tampinhas e sacolas.

A princípio, o processo de produção das bijuterias envolve a higienização dos plásticos coletados e separação por cor.

Em seguida, se coloca os materiais em uma máquina que faz uma prensa em alta temperatura, derretendo e esmagando as tampinhas e sacolas. 

Depois, o plástico vai para um processo de corte, colocação de resina epóxi e lixamento das peças. “Estou desenvolvendo uma resina feita de isopor. A ideia é que até a resina venha de reaproveitamento. Eu reaproveito materiais ao máximo: as tags dos brincos vem de restos de papel de amigos que têm gráficas”, explica Boechat.

Para o futuro, ela espera ter funcionários e maquinários maiores, lançar seu curso de capacitação em bijuterias ecológicas.

Bem como, também poder apoiar coletores de plástico. “Um dia, quero contar com o trabalho de pessoas que coletam esse material e remunerá-los de forma justa. Quando minha empresa chegar nesse momento de pegada social, vou alcançar o sucesso”, finaliza.

Encontro do plástico

O 39º Encontro Nacional do Plástico, tradicional jantar de confraternização promovido pela ABIPLAST, celebrou o reencontro das pessoas que se dedicam diariamente ao desenvolvimento dos setores de transformados e reciclagem de materiais plásticos e apresentou os objetivos para o próximo ano. A celebração aconteceu no Villaggio JK, na zona sul de São Paulo.

Sobretudo, o jantar reuniu cerca de 300 convidados, contando entre eles, autoridades, líderes e profissionais do setor.

Assim como, representantes de entidades filiadas de todo o Brasil, familiares e amigos, também para homenagear profissionais de longas e brilhantes trajetórias.

Em discurso, o presidente da ABIPLAST, José Ricardo Roriz Coelho, ressaltou que a aprovação da reforma tributária é uma das missões para 2023. Isto é, desde que “seja boa para o país, menos complexa e distribuída de maneira equilibrada entre todos os setores da economia”. 

Segundo ele, “se o país realmente quer aumentar a renda per capita, com melhores salários, através de empregos de melhor qualidade, e busca atrair mais investimentos, precisamos fazer uma reforma que também tenha foco na tributação sobre o consumo, nos moldes da PEC 110”.

O presidente da ABIPLAST enfatizou que o imposto que a indústria paga em relação ao PIB, se comparado aos outros setores, é demasiadamente exagerado.

Ao encerrar sua exposição, José Ricardo Roriz Coelho realçou as diretrizes da ABIPLAST e de todo o setor em acordo com os pilares internacionais preconizados na agenda ESG.

Assim, com ênfase na sustentabilidade das práticas inseridas no cotidiano da indústria, e a retomada presencial da Feira INOVAPLASTIC, em março de 2023, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Facilidade para reciclagem

A Clear Drop anunciou uma lixeira que derrete e compacta sacolas e outros materiais de plástico para impedir a interrupção das usinas de gerenciamento de resíduos. Assim, facilitando o processo de reciclagem dos materiais.

Segundo a Clear Drop, as fábricas de gerenciamento de resíduos sofrem com embalagens e sacos plásticos soltos que obstruem os equipamentos. 

E é aqui que entra o compactador Clear Drop SPC. Isso porque, através dele, os usuários conseguem transformar os resíduos guardados na lixeira em uma espécie de “tijolo”.

O que facilita tanto o transporte quanto o manuseio do material no processo de reciclagem. Dessa forma, o lançamento pode ajudar a reduzir os 6,3 bilhões de plásticos macios espalhados pelo mundo. 

Mas, por enquanto, será preciso esperar, pois a Clear Drop SPC será revelada integralmente apenas em janeiro, na CES 2023.

Durante o evento, a empresa também vai apresentar a Clear Drop OC, um coletor de resíduos orgânicos. Assim, será possível compactar o lixo sem liberar nenhuma substância prejudicial ao meio ambiente.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo