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Atividades econômicas da Covestro no terceiro trimestre de 2023

A oscilação do mercado representou para a Covestro um terceiro semestre difícil, pois os diversos desafios econômicos atingiram todas as regiões e segmentos das indústrias do Grupo, de modo que apenas o setor automotivo apresentou boa atividade econômica. 

Este período sofreu um declínio nas vendas cotadas, isto é, uma redução significativa de 22,7%, que impacta diretamente nas vendas totais. 

A princípio, os principais fatores que compõem esse cenário conturbado, é a dinâmica agitada da taxa de câmbio, que se relaciona com a redução de volumes vendidos, e a redução das demandas mundiais. 

Assim, os registros numéricos da empresa, revelam que no terceiro semestre a receita líquida da empresa foi de 31 milhões de euros negativos, enquanto em 2022 o lucro foi de 12 milhões. 

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O FOCF (Fluxo de caixa operacional livre) subiu para 308 milhões, contra 33 milhões de euros no ano anterior.

E o EBITDA do Grupo Covestro também caiu para 8,77%, indo de 302 milhões em 2022 para 277 milhões em 2023. 

Mesmo diante dos desafios, a Covestro tem caminhado para construir condições favoráveis, a empresa tem operado com eficiência e alta consistência de custos, além de estar investindo em expansão global com tecnologias inovadoras.

As reduções estratégica do Grupo Covestro para o guidance

Diante de um cenário desafiador e complexo, a empresa tomou medidas estratégicas para seus indicadores financeiros. A medida tomada, foi a redução do guidance, ou seja, de suas estimativas. 

Por isso, inicialmente, no mês de abril apresentou um guidance para o ano fiscal de 2023 com previsão de EBITDA entre 1,1 bilhão e 1,6 bilhão de euros. 

A estimativa também levou em conta o FOCF, que foi cotado entre 200 e 400 milhões de euros, enquanto um ROCE acima da WACC. 

Entretanto, devido à fraca demanda global e o aumento dos custos, a empresa decidiu reduzir o guidance. 

Então, em agosto reafirmou a decisão sobre a EBITDA. Porém, reduziu as expectativas para o FOCF para 0 e 200 milhões de euros, enquanto o ROCE para cerca de -6,0%.

Enfim, em outubro de 2023, a Covestro anunciou que reduziu o guidance para o EBITDA para o limiar mais baixo da faixa informada anteriormente. 

Enquanto o guidance para o fluxo de caixa operacional livre e o ROCE manteve-se no mesmo nível. 

As razões da redução são salientadas pelo CFO da Covestro, Christian Baier: “De forma correspondente, reduzimos nossas previsões para o patamar inferior das faixas informadas. Ao mesmo tempo, o Grupo tem bases muito estáveis, com presença global e um balanço forte. Por isso, estou entusiasmado para continuar a levar em frente a transformação da Covestro”.

A análise dos resultados por segmento

Os preços médios de venda mais baixos causaram uma queda de 26,7% nas vendas do segmento Performance Materials no terceiro semestre de 2023.

Contudo, o EBITDA desse segmento subiu 60,4%, principalmente pelas margens mais altas e custos fixos menores. 

A demanda baixa, a movimentação dos câmbios e a queda dos volumes vendidos causaram uma queda de 17,6% nas vendas do segmento de Solutions & Specialities no mesmo período.

Apesar do EBITDA desse segmento ter caído 12,1%, ele tem demonstrado aumento sequencial e estável desde o quarto semestre de 2022.

Isso se dá, porque, a medida de lucratividade operacional da empresa, chamada EBITDA, foi beneficiada. Pois o declínio dos preços de venda foram compensados pela queda dos custos de matérias-primas e energia. Valores que no trimestre anterior estavam altos.

Alternativas para alteração do cenário

A Covestro é uma empresa comprometida com a sustentabilidade, por isso, as tecnologias investidas nesse processo, ajudam a sociedade e o meio ambiente. 

Dentre as ações realizadas pela empresa está em destaque a reciclagem de plásticos usados, através de um inovador de reciclagem química de policarbonato. 

Através da adoção de práticas sustentáveis o Grupo percebeu que o impacto positivo pode servir para o desenvolvimento de estratégias que modificam o cenário atual. 

Por conta da queda no nível de venda e nos volumes vendidos em ambos segmentos, eles admitiram que a estratégia Sustainable Future trouxe progressos. 

Assim, entende-se que a empresa está trabalhando para reduzir seus custos e melhorar sua eficiência, também como estratégia de sustentabilidade. Afinal, soluções sustentáveis estão ligadas tanto a ações práticas, quanto a implementação de técnicas e tecnologias inovadores no mercado. 

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