Casa / Notícias / Plástico / Aplicações do plástico: você sabe o que pode ser feito com o PE?

Aplicações do plástico: você sabe o que pode ser feito com o PE?

O que é PE?

O polietileno é um dos tipos de plásticos mais comuns, sendo o mais produzido e o mais vendido no mundo atualmente. Um fator fundamental para o seu elevado consumo é o seu preço bastante reduzido, que faz com que o polietileno seja considerado o plástico mais barato. Essas características devem-se principalmente à grande versatilidade desse material, que é facilmente processado e não-tóxico, podendo ser quase transparente ou translúcido, rígido ou flexível, natural ou pigmentado.

A forma com que o plástico irá se apresentar e, consequentemente, quais serão suas aplicações dependerão de fatores, tais como a pressão, a temperatura e o tipo de catalisador utilizado durante a reação de polimerização.

Existem duas possibilidades:

Polietileno de alta intensidade: é rígido e denso, porque as suas cadeias carbônicas são lineares, retas e se agrupam paralelamente, permitindo a ocorrência de interações intermoleculares. As principais aplicações são em garrafas plásticas, recipientes para detergentes, cabos de panelas, brinquedos e outros objetos. Depois de reciclado, esse polímero pode dar origem a cadeiras e latas de lixo.

Polietileno de baixa densidade: é macio e flexível, porque as suas cadeias carbônicas possuem ramificações e então, as interações intermoleculares são dificultadas. As principais aplicações são em embalagens de biscoitos e massas, sacos plásticos, revestimentos de fios, entre outros. Sua reciclagem produz saquinhos de supermercado.

Principais propriedades

Baixo custo, elevada resistência química, elevada resistência a solventes, baixo coeficiente de atrito, fácil processamento, excelentes propriedades isolante, baixa permeabilidade à água, macio e flexível, atóxico e inodoro.

Além disso, verifique

Uso de canudos plásticos é debatido com campanhas

Recentemente, campanhas e discussões alertando sobre o uso de canudos plásticos, que são utensílios muito …