Banner Diamante Plástico 10 anos
IndústriaNotíciasPlástico

ABIPLAST se destaca e lança o projeto Circularize de reciclagem

ABIPLAST apresenta seus novos projetos no dia do reciclador e da reciclagem, e ressalta o avanço da indústria de reciclagem no país

Para celebrar o mês da reciclagem, a ABIPLAST lançou o Circularize, projeto que visa estreitar as relações comerciais entre cooperativas e as recicladoras de plástico. A empresa, em conjunto com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), também está desenvolvendo a plataforma Recircula Brasil. 

A primeira iniciativa tem como objetivo garantir a eficiência e a qualidade do processo de entrega da matéria-prima aos centros de reciclagem, padronizando os resíduos plásticos para agregar valor. 

Leia mais: 

Além disso, a Circularize consegue cooperar para a educação ambiental, do mesmo modo que incluem melhoria na qualidade do material reciclado, aumentar o valor agregado e reduzir a perda para as recicladoras.

Enquanto a Recircula Brasil, tem o objetivo de rastrear os resíduos plásticos, durante todo o processo, até a reintegração como matéria-prima. Essa ferramenta é fundamental para reciclagem e circularidade. 

Os dois projetos desejam contribuir para facilitar a comercialização dos materiais, e promover uma melhoria na renda dos catadores. 

 Os resultados de reciclagem no Brasil

A PICPlast, uma iniciativa da ABIPLAST, juntamente com a Braskem, pela MaxxiQuim, divulga um estudo sobre o Índice de Reciclagem de Plástico Pós-Consumo no Brasil. Na última divulgação, a pesquisa apontou 25,6% de resíduos plásticos reciclados mecanicamente em 2022, enquanto a destinação correta chegou a 31,1%.

Esses resultados são positivos e impactantes para a indústria que busca por sustentabilidade e pela efetivação da economia circular. Uma vez que, a destinação correta, evita a baixa de resíduos reciclados e reduz o desperdício de recursos naturais. 

Além desses fatores, outro ponto positivo é a geração de empregos e renda. Tendo em vista que a coleta, a separação e a comercialização demandam profissionais qualificados. Portanto, a reciclagem torna-se também uma ação de inclusão social. 

No ano anterior, o número de empregos gerados pela indústria recicladora chegou a 14,7 mil, com mais de 1,3 mil empresas. Conjuntamente, o faturamento dessa indústria foi de mais de R$ 4.700 milhões, segundo a pesquisa. 

Diante disso, José Ricardo Roriz Coelho, presidente da ABIPLAST, comenta: “Em suma, a indústria recicladora desempenha uma função crucial no desenvolvimento de um futuro mais sustentável”. 

O presidente ainda destaca que ao promover a destinação adequada dos resíduos, a extensão do ciclo de vida dos produtos, a redução da extração de recursos naturais e a geração de emprego e renda, ela contribui para a preservação do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida da sociedade como um todo. 

Devido a grande movimentação dos Recicladores da ABIPLAST, em 2018, a primeira iniciativa ligada a Economia Circular do Plástico, foi criada. 

Há cinco anos, a Rede pela Circularidade do Plástico, nome dado à iniciativa, reúne empresas e organizações de diferentes setores da economia que trabalham com embalagens plásticas. 

O objetivo da iniciativa é promover a circularidade do plástico, ou seja, o uso do plástico de forma sustentável, garantindo que ele seja reciclado e reutilizado ao máximo.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo