A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, expandiu o número de cooperativas habilitadas para a reciclagem de resíduos. Anteriormente, as entidades aptas totalizavam 20, agora, com o anúncio, elas chegaram a 30.
A notícia da ampliação foi anunciada durante a assinatura dos contratos com as cooperativas recém-habilitadas.
Além da Secretaria, a SP Regula (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município) também se apresentou como parceira na expansão do projeto. A participação da Agência ganhou destaque, porque ela é a responsável pela distribuição da coleta seletiva e pela separação de resíduos.
Leia mais:
- Bactérias e fungos ajudam a decompor plástico, material de construção com plástico reciclado e Atibaia em destaque sustentável
- Cresce a adoção de práticas sustentáveis por brasileiros
- Sustentabilidade na indústria de cosméticos
Desse modo, a Prefeitura e a Secretaria pontuaram como objetivo central da ação, o apoio às entidades, além de contribuir para a melhoria das estruturas das organizações e dos trabalhadores.
Uma vez que, através delas, mais empregos são gerados, e mais ações sustentáveis são difundidas socialmente, eles consideram esse investimento indispensável.
Diante disso, durante 24 meses, as entidades receberão apoio técnico e disponibilização de resíduos recicláveis. Além da ação ajudar com a renda dos cooperados, servirá de suporte financeiro para despesas para equipamentos de trabalho e segurança.
O processo vai fortalecer e estruturar as iniciativas de reciclagem
Ainda durante o anúncio, o certificado do Programa Municipal de Apoio ao Cooperativismo foi entregue a 30 iniciativas sustentáveis em processo de formulação e formação.
Assim, durante seis meses as organizações de coleta e reciclagem passarão por capacitações e qualificações profissionais. O enfoque dos estudos é na gestão cooperativa e empresarial, com suporte de formalização e consultoria.
Todos esses processos visam fortalecer e estruturar as entidades, para que as cooperativas participem do programa de coleta seletiva. O anúncio pontuou que mesmo depois do período de formação e qualificações, as iniciativas continuarão recebendo acompanhamento.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.