Origem italiana e mais de 77 anos de atuação e idoneidade são algumas das referências da RadiciGroup – considerada uma das líderes mundiais na área de especialidades químicas, plásticos de alta performance e fibras sintéticas. Com fábricas e sedes na América do Norte, América do Sul, Ásia e Europa, uma das filiais de destaque é a brasileira.
Situada no município de Araçariguama, em São Paulo, e considerada uma das maiores do setor, a unidade, focada no segmento de poliamidas e plástico de engenharia, acaba de completar 20 anos com um crescimento sustentável e orgânico. E seus planos de expansão no mercado Sul-Americano são ambiciosos e estão sendo alcançados antes do prazo.
Em 2016, a meta era sair do patamar de 16% de share chegar em 20% ou 25% até 2021. Mas com um modelo de negócios criativo, oferta de produtos, atendimento personalizado e desenvolvimento de mão de obra, em 2017, o crescimento foi na ordem de 20%. Já para o próximo ano, a previsão era fechar com 10%, mas até o último mês de julho, o índice já apontava um valor bem acima do previsto.
Este desempenho é resultado da qualidade de seus produtos, da interpretação da necessidade do mercado, assim como as particularidades de cada cliente. E a base disso, é seu modelo atendimento e Centro de Pesquisa, que, em parceria, estão apresentando novas soluções e fórmulas para suprir a demanda. E os números comprovam: só a indústria automobilística representa 40% dos negócios da filial brasileira, seguida de eletroeletrônicos com 17% e embalagens com 12%.
Mas, esta performance não surgiu da noite para o dia. “Administrar uma empresa não é fácil. Por isso, eu sempre brinco que uma boa gestão empresarial deve ser igual ao controle de uma geladeira. Nada pode sobrar ou estragar, tudo precisa ser utilizado, ou seja, controle absoluto de estoque, matérias-primas, sobra de aditivos etc.”, explica Jane Campos – Country Manager da filial brasileira da RadiciGroup Performance Plastics.
E apesar do cenário econômico no país, a Radici não desanimou e continuou a investir em seu parque fabril. De 2017 a 2018 foram mais de R$ 13 milhões em equipamentos para o seu centro de pesquisa e parque industrial, todos com foco no aumento da capacidade de produção e no menor consumo energético e recursos hídricos. Com este novo cenário, a empresa tem capacidade instalada de 20 mil toneladas por ano, um aumento de produção local na ordem de 50% – ampliando assim sua representação e autonomia para atender à crescente demanda dos mercados, principalmente, da indústria automotiva.
Outro ponto importante é que apesar da escassez mundial de matéria-prima PA 66, a companhia nunca deixou de atender seus clientes. Inclusive nos últimos dois anos teve que suspender as férias coletivas dos colaboradores. “Enquanto muitas indústrias suspenderem as atividades, no fim do ano, nós mantivemos o mesmo ritmo de produção. A verdade é que temos tido muitos desafios, mas com resultados acima da média”, declara.
E ela ressalta que “não adianta investir e crescer se sua mão de obra, não estiver preparada para as mudanças da empresa. Por isso, um dos nossos pilares são os treinamentos internos, para mantermos a excelência na prestação de serviços. Sem este olhar a empresa não opera com eficiência”, finaliza.
Atualmente, a unidade brasileira é responsável pelo mercado da América do Sul e conta com distribuidores no Chile, Argentina, Colômbia e Peru. Totalizando mais de 70 colaboradores diretos e indiretos.
RADICIGROUP
Com mais de três mil colaboradores, um faturamento de mais 1.14 bilhões de euros, em 2017, e uma rede de fábricas e sedes comerciais localizadas entre a Europa, América do Norte e do Sul e a Ásia. Atualmente, a RadiciGroup é considerada uma das principais líderes mundiais na produção de uma ampla gama de produtos químicos, polímeros de poliamida, tecnopolímeros, fibras sintéticas e não tecidos. Produtos elaborados graças a um know-how químico de excelência e à integração vertical no setor da poliamida, desenvolvidos para aplicação em múltiplos setores industriais como: automotivo, elétrico/eletrônicos, bens de consumo, vestuário, mobiliário, imobiliário, eletrodomésticos e esportivos. A estratégia da RadiciGroup está focada na inovação, qualidade, satisfação dos clientes e na sustentabilidade social e ambiental. Com macro áreas de negócio – Specialty Chemicals, Performance Plastics e Synthetic Fibres & Nonwovens (Performance Yarn, Comfort Fibres, Extrusion Yarn) – a companhia é integrante de uma ampla estrutura industrial que inclui também o negócio mecanotêxtil (ITEMA) e o da energia (GEOGREEN) e da Hotelaria (SAN MARCO). Para mais informações, acesse: www.radicigroup.com.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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