Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlástico

Tecnologias aplicadas a pequenas e médias empresas é foco da SIMCO

Uma máquina com tecnologia voltada ao conceito de Indústria 4.0 torna a empresa mais competitiva e lucrativa, garante empresa

O conceito de Indústria 4.0 e as facilidades que esse movimento tem trazido para melhorar a produtividade, diminuir o tempo de parada para manutenção, entre outros é bem conhecido nas grandes indústrias. Mas nas pequenas e médias empresas ainda há a ideia de que

A SIMCO, como forma de desmistificar a ideia de que Indústria 4.0 é apenas para grandes corporações, traz conceitos e aplicações da quarta revolução industrial para torna-las mais competitiva e lucrativa. Pensando nisso, o time de engenharia da SIMCO desenvolveu um processo de aplicação de tecnologias de automação e troca de dados em apenas uma máquina. “Não podemos ficar pensando que a Indústria 4.0 é coisa dos vizinhos ricos ou das grandes corporações”, diz o diretor técnico, Ricardo Oliveira.

Um dos cases da SIMCO é uma microempresa de ferramentaria e usinagem de Santa Catarina que, em 2015, tinha baixa produtividade e não conseguia competir com produtos importados, além de não conseguir cumprir prazos, e manter os preços competitivos.

Com a aplicação da SIMCO, o cliente optou por trocar uma de suas antigas máquinas, com mais de 20 anos de uso, por uma nova, com mais tecnologia, integrando o novo equipamento com os conceitos de Indústria 4.0.

O funcionamento de apenas uma máquina com essa tecnologia proporcionou medição do tempo exato operacional, previsão de paradas programadas para manutenção preventiva, medição do consumo de energia, integração com o sistema SAP, medição do consumo de insumos, óleos e ferramentas, obtenção do tempo real de máquina em operação, do tempo de setup (preparação da máquina), além de monitoramento real da produção, de consumo de energia e monitoramento logístico, de compras e horas trabalhadas.

Ao mensurar tais dados em apenas uma máquina os resultados nos negócios foram imediatos. A aplicação do conceito de Indústria 4.0 trouxe controle de todos os processos, reduziu gastos, acabou com esperas e estoques mal calculados e máquinas subaproveitadas e tornou a produção on-demand. Os desperdícios e erros foram eliminados trazendo maior eficiência, tornando a empresa mais competitiva, sustentável e lucrativa.

Atualmente a empresa compete diretamente com marcas europeias e chinesas fornecendo moldes, usinagens e estampos para todo o Brasil e para países como EUA, Canadá e Argentina.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo