A jovem Letícia Parada deu início às suas práticas de reciclagem de materiais plásticos a partir da visão de sustentabilidade adquirida no contato com a natureza.
Quando voluntária no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha em 2019, decidiu dar início aos estudos que envolvem reciclagem de plástico.
Da mesma forma que teve o insight para criação de uma proposta para a transformação de plástico em itens proveitosos para a prática de bodysurf.
Enquanto estava em seu voluntariado, deu início à sua jornada sustentável. Assim, objetivou reaproveitar os materiais de maneira que a economia local e o esporte fossem beneficiados também.
Leia mais:
- Indústria de transformação segue com desempenho positivo
- ABIMAQ promove 9º Congresso da Indústria de Máquinas e Equipamentos
- 5º Congresso Brasileiro do Plástico anuncia palestras
Para que sua ação se tornasse sólida, a bodysurfer buscou financiamentos, e investiu no curso de Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental, na Universidade Santa Cecília.
As etapas de evolução do projeto ambiental
Previsto para finalizar em 2025, a primeira das ações da pesquisa é o monitoramento de resíduos nas praias de Guarujá, em SP.
Segundo a pesquisadora, ela visa também conseguir unir o surf com o meio ambiente, de modo que as atividades sejam efetivas. Uma vez que, foi devido a sua paixão expressa pelos oceanos e pelo bodysurf que a motivaram.
Deste modo, para dar sequência à iniciativa, Leticia elaborou um método de reciclagem mecânica, que não utiliza aditivos químicos, capaz de transformar plásticos em handboards, conhecidas como pranchas de surf.
Além desse equipamento, ela está criando outros materiais que possam ser usados no bodysurf.
Ainda, a proposta do doutorado pretende estimular as crianças e os adolescentes a práticas sustentáveis, através da educação ambiental. Esse projeto conta com a participação do público escolar para disseminação de informações de coleta, e a coleta em si.
Bem como objetiva a prática da reciclagem e vivências no âmbito da educação ambiental.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado.