mc components muck maq
EmbalagemEmpresaNotíciasPlásticoSustentabilidade

Programa de Reciclagem de Isopor ganha destaque

A Plastivida e Pão de Açúcar ampliaram o programa com pontos de coleta seletiva para o EPS

Desde dezembro, a Plastivida, por meio do seu Comitê de EPS, e a rede Pão de Açúcar ampliam a parceria para promover a coleta seletiva e a reciclagem do EPS, mais conhecido pela marca comercial Isopor. O projeto é realizado desde outubro de 2019, e ampliou os seus 5 pontos de coleta.

O projeto passa a disponibilizar aos clientes da rede 17 postos de descarte do material, que será encaminhado à reciclagem e utilizado para produção de novos materiais. “O EPS é um produto 100% reciclável e quanto mais pessoas souberem disso, maior será o empenho de separar as embalagens e bandejinhas juntamente com os demais plásticos e encaminhá-los para a reciclagem”, explica Miguel Bahiense, presidente da Plastivida, Instituto Socioambiental dos Plásticos.  

Ainda segundo ele, o processo de reciclagem se completa, transformando o EPS em produtos como decks de piscina, concreto leve, molduras de quadros, rodapés, rodatetos, calçados, material de escritório, embalagens para a proteção de objetos, entre outros. 

No início da parceria, a iniciativa contava com pontos de entrega voluntária (PEVs) em cinco lojas da capital paulista. Além desses, agora, o EPS poderá ser descartado também nas Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever de mais 12 unidades da rede de supermercados da marca. 

De acordo com Susy Yoshimura, diretora de sustentabilidade do Pão de Açúcar, “a sustentabilidade é um pilar estratégico da marca, pioneira no varejo a criar um programa de reciclagem em suas lojas em 2001. Os clientes já nos reconhecem como um local que oferece oportunidades para o descarte correto de resíduos recicláveis. E a ampliação desse serviço reafirma ainda mais o nosso compromisso em promover o consumo e o descarte conscientes”.  

A Plastivida, por meio do Comitê de EPS, tem se empenhado para ampliar o alcance da informação sobre a reciclabilidade desse material. Entre as ações educativas realizadas, também foi desenvolvido e já está disponível o Manual de Orientação para Cooperativas sobre a revalorização e reciclagem de EPS, “com o objetivo de ampliar ainda mais o ciclo de coleta e reciclagem, que reintroduz o EPS no mercado”, completa Bahiense.  

Os endereços das lojas do Pão de Açúcar em São Paulo com os pontos de coleta são: 

  • Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) 

o   Cerro Corá – R. Bairi, 435 

o   Panamericana I – Praça Panamericana, 217 

o   Panamericana II – Praça Panamericana, 190 

o   Teodoro – R. Teodoro Sampaio, 1933 

o   Rebouças – R. Alves Guimarães, 50 

  • Ecopontos 

o   Jd. Paulistano – Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1353 

o   Cardoso de Almeida – Rua Cardoso de Almeida, 472 

o   Santo Amaro – Av. Santo Amaro, 4530 

o   Portal – R. Marech Hastinfilo de Moura, 30 

o   Moema – Av. Ibirapuera, 3068 

o   Tatuapé – R. Serra de Bragança, 647 

o   Nova Cantareira – Av. Nova Cantareira, 240/248 

o   Planalto Paulista – Av. José Maria Whitaker, 600  

o   Vila Clementino – Av. Doutor Altino Arantes, 268 

o   Vila Monumento – R. Pereira da Nóbrega, s/n 

o   Casa Verde – R. Bernardino Faganiello, 349 

o   Abílio Soares – R. Abílio Soares, 386 

Quer saber mais sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para saber mais novidades receber os conteúdos de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Banner Vaga Time de Inovadores 2021
close-link
close-link