Blob Web
Notícias

Programa de Inovação do PICPlast rende bons frutos

Promaflex, empresa participante da primeira turma do programa, lança produto inovador no mercado

O Programa de Inovação do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, o PICPlast, uma iniciativa da ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) e pela Braskem, já revelou resultados práticos para o mercado. A Promaflex, uma das empresas líderes no segmento de filmes plásticos, acaba de anunciar um novo produto – uma manta de proteção antimofo, com foco em um novo público, o consumidor final.

A manta de proteção antimofo da Promaflex foi lançada na última edição da Expo Revestir, que ocorreu entre os dias 12 e 14 de março, em São Paulo. O produto é uma manta adesiva com nanotecnologia antimofo bactericida para armários, gavetas ou qualquer superfície suscetível ao crescimento do mofo.

De acordo com Andrea Martins, coordenadora do grupo interno de inovação da Promaflex, o programa de inovação ajudou a colocar no papel e organizar os pensamentos de uma forma mais prática. “Aprendemos a organizar uma equipe formada por pessoas de todas as áreas da empresa, alinhando a estratégia e, principalmente, aprendemos a dar o peso certo para cada etapa e para cada passo. Com isso, em um ano saímos da ideia no papel para o lançamento do produto”, relata.

A criação da manta antimofo representa uma série de desafios para a Promaflex, pois se trata de um produto totalmente novo no mercado e que foge do público que a empresa está acostumada a trabalhar. “Esse é o nosso primeiro produto voltado 100% para o consumidor e só conseguimos pensar em uma solução para um target diferente do que estamos acostumados com os toques e aprendizados que recebemos no programa de inovação”, complementa Andrea.

Outro aprendizado que veio através do curso, foi o de dar credibilidade para o lançamento. “Para estarmos referenciados, procuramos o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, para que ele analisasse o produto. Ele constatou que o uso da manta impossibilita o crescimento do mofo em 99,9% dos casos, o que nos deu bastante segurança para seguir em frente”, afirma a executiva.

Sobre o PICPlast

PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico – é uma iniciativa criada em 2013 pela ABIPLAST, a Associação Brasileira da Indústria do Plástico e pela Braskem, a maior petroquímica das Américas, com o objetivo de prever um desenvolvimento de programas estruturais que contribuam positivamente com a competitividade e crescimento da transformação plástica, para afetar a sociedade da maneira mais positiva possível.

O PICPlast está dividido em três pilares de atuação que tem total importância na sociedade, onde cada um engloba programas específicos para o desenvolvimento da cadeia do plástico em diferentes frentes – a exportação de transformados oferece incentivo para as empresas brasileiras de transformação plástica atuarem no mercado internacional, a competitividade e inovação traz capacitação e palestras para que as empresas aprimorem seus produtos, processos e soluções e, a terceira frente está ligada as vantagens do plástico, que mostra ações que reforçam as vantagens do plástico como material sustentável e essencial no dia a dia das pessoas.

Tag

Artigos relacionados