Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlástico

Plástico aditivado, Biocompostável e Produtos com reciclado

Plástico Pelo Mundo: Fique por dentro das principais notícias e curiosidades do plástico pelo mundo. Filme plástico aditivado pode proteger contra insetos. Better Plastics impulsiona economia circular com sacos biocompostáveis. Acer quer 30% de plástico reciclado nos principais produtos até 2025

Plástico aditivado

filme plástico

Pensando em garantir a proteção e qualidade das bananas, a BASF, desenvolveu um filme plástico que é colocado logo no início da formação da flor da banana e deve permanecer até a colheita da fruta.

Segundo Daniella La Torre, Especialista técnica de aditivos para plásticos da BASF, esse material surge como uma solução inovadora e sustentável para o controle do Tripes, inseto que deixa marcas e erupções na casca da banana, reduzindo sua qualidade visual.

Assim, “o filme plástico protege a qualidade visual da fruta e, por consequência, gera maior lucratividade ao produtor”. O grande diferencial desta solução é combater a praga com maior praticidade”, afirma.

A solução, desenvolvida pela BASF em parceria com a Braskem e a Unesp (Universidade Estadual Paulista), tem ação repelente graças a um aditivo anti UV que tem o mesmo comprimento de onda da visão do inseto.

Com isso, faz com que, ao entrar no ambiente de sacola, ele não consiga enxergar e se retire sem causar danos à fruta. 

Sobretudo, o material é 100% reciclável e pode ser reutilizado por duas safras, garantindo a mesma eficiência de controle do inseto. Também é de fácil e rápida instalação, o que reduz custos com a aplicação.

Plástico biocompostável

Promovido pela APIP (Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos), o projeto mobilizador Better Plastics, promete impulsionar a economia circular no setor do plástico em Portugal. 

A princípio, o Better Plastics, nos últimos 3 anos, desenvolveu mais de 19 materiais, 20 produtos e tecnologias inovadoras e sustentáveis que poderão se colocar no mercado.

Entre outros produtos, foram criados sacos biocompostáveis para embalar frutas e legumes que ganham nova vida ao serem reutilizados para acondicionar biorresíduos, garrafas reutilizáveis com 50% de material reciclado.

Bem como, embalagens para a indústria médico-farmacêutica e componentes para o setor rodoviário e automóvel, com incorporação de materiais reciclados e recicláveis no seu fim de vida.

O Coordenador Científico do Projeto, Bruno Pereira da Silva, pontua que: “Gostaria de realçar o papel da indústria que sempre encarou o ‘estigma’ associado ao plástico por parte da sociedade. Não como um problema mas sim como uma oportunidade de melhorar processos, e de desenvolver novos produtos mais sustentáveis, reutilizáveis e recicláveis”.

Assim, ele acredita estar contribuindo desde logo para que se no fim de vida os plásticos forem reencaminhados pela sociedade para os locais corretos. “Estes deixam de ser um resíduo e passam a ser uma matéria prima para a produção de novos produtos, numa clara abordagem à economia circular e à simbiose industrial”.

Produtos com reciclado

A Acer quer fazer a diferença e gerar impacto positivo no meio ambiente. Para isso, a empresa soma uma série de estratégias nesse sentido e uma das metas em torno do assunto está em alcançar até 30% de conteúdo de plástico reciclado pós-consumo (PCR) em seus principais produtos até 2025.

Além disso, a empresa também enviou 15 milhões de unidades utilizando filme plástico PCR, contribuindo para a redução do uso de plástico virgem. 

A Acer revela estar comprometida em utilizar embalagens mais sustentáveis. Assim, a empresa está reduzindo sua dependência de materiais virgens e promovendo o uso de materiais reciclados. Isto é, fazendo até 85% de sua embalagem interna de notebook com polpa de papel reciclado.

Alexandre Gerardo, diretor-geral da Acer para o Brasil, destaca: “Acreditamos no poder das pequenas ações. Com elas se faz a diferença e somar nosso potencial em cada uma delas. Por meio de ações e práticas sustentáveis, temos como objetivo gerar um impacto ambiental positivo significativo”.

Isto é, com o intuito de ampliar ainda mais essas ações “buscamos contribuir para a construção de um futuro mais sustentável e melhor para todos”.

Isso inclui a promoção de práticas sustentáveis na cadeia de suprimentos. Bem como, o desenvolvimento de produtos com eficiência energética e materiais sustentáveis, além da implementação de programas de reciclagem.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo