Peluches, Impressora e carro reciclados
Plástico Pelo Mundo: Fique por dentro das principais notícias e curiosidades do plástico pelo mundo. A Ikea criou uma linha de peluches com poliéster reciclado. A nova impressora da HO é feita com 25% de plástico reciclado. Em parceria com a BASF e a start-up Pyrum Innovations AG, a marca utiliza o processo de reciclagem química para fabricação de componentes
Peluches com reciclados
A marca sueca, Ikea, criou um conjunto de peluches e têxteis com poliéster reciclado, feito com plástico coletado nas praias.
BLÅVINGAD foi o nome escolhido para esta nova coleção. Junta desde peluches, jogos e até têxteis, tudo com motivos marinhos.
A princípio, são 29 as sugestões que irá encontrar na loja online e em todos os espaços físicos da cadeia.
Foi pensada para crianças entre os 3 e os 7 anos, mas também existem sugestões para maiores de 8 anos.
Como explica Ana Barbosa, responsável de sustentabilidade da Ikea Portugal: “Não podemos ficar alheios às preocupações das crianças, que estão atentas à ameaça sobre os oceanos e sobre os que nele vivem”.
Ela ainda finaliza dizendo que esta coleção, se assemelha com o que já vinham fazendo há algum tempo. “Sustentável e contém poliéster reciclado, feito a partir de plástico recolhido junto da linha de costa”.
Impressora com 25% de resina reciclada
A HP anunciou o lançamento da impressora Smart Tank 700, que é feita com 25% de plástico reciclado.
Essa nova linha proporciona uma ótima experiência de impressão, sem comprometer a velocidade, os custos ou a qualidade de imagem.
Xavier Garcia, gerente geral de Sistema de Hardware de impressão da HP, afirma que 68% das novas compras de impressoras são realizadas para trabalhar e estudar.
Por isso, ele acredita que famílias e pequenos empresários precisam de aparelhos mais inteligentes. “Que sejam fáceis de usar, tenham preço acessível, sejam versáteis e se adequem a suas necessidades rotineiras de impressão”.
Além disso, ele ainda ressalta que: “A série Smart Tank 700 proporciona uma experiência de impressão excelente, com recursos inteligentes avançados para ajudar os clientes a se estressar menos e realizarem mais.”
Outro fator a destacar é os reservatórios de tinta compatíveis com a impressora, que podem ser reciclados no programa HP Planet Partners.
Assim, apoiando o processo de reciclagem de circuito fechado e redução do volume de plástico virgem utilizado.
No Brasil, o programa existe desde 2012 e já recolheu mais de 6.900 toneladas de mercadorias, extraindo matéria prima para a produção de mais de 10 milhões de produtos.
Carro com plástico reciclado
A Mercedes-Benz AG tem o objetivo de dissociar cada vez mais o consumo de recursos do crescimento da produção. Por isso, vem se esforçando para aumentar a proporção de materiais reciclados em sua frota de carros para uma média de 40% até 2030.
Nesse sentido, a marca trabalha com vários parceiros a fim de alcançar uma abordagem de economia circular para os pneus usados.
E uma dessas parcerias aproveita o processo de reciclagem química da BASF.
Dessa forma, o ponto de partida é o óleo de pirólise, gerado a partir de pneus usados, da empresa Pyrum Innovations AG.
Isso porque, a BASF combina esse óleo com biometano de resíduos agrícolas e, usando esses dois materiais, é possível criar um plástico de alta qualidade.
A cooperação entre a Mercedes-Benz e a BASF marca o primeiro uso de óleo de pirólise de pneus usados combinado com biometano.
A recuperação de materiais secundários reduz não apenas o uso de recursos fósseis, mas também a emissão de carbono do plástico resultante.
Além disso, pela primeira vez, o plástico reciclado tem as mesmas características do plástico produzido a partir de petróleo bruto.
Ainda em 2022, o novo modelo EQE e os sedãs de luxo da Classe S serão os primeiros modelos de produção em série a serem equipados com maçanetas das portas fabricadas com essa combinação de biometano e óleo de pirólise.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.