O que é o Business Intelligence e como é sua atuação na indústria?
Com o uso do Business Intelligence (BI), empresas podem coletar, organizar, analisar e visualizar dados de forma estratégica. No setor plástico, essa abordagem torna a gestão de informações mais eficiente, transformando grandes volumes de dados em conhecimento acionável
O que é o Business Intelligence e como é sua atuação na indústria?
As indústrias de manufatura estão passando por uma fase de transformação, conhecida como a “nova revolução industrial” ou Indústria 4.0. Nesse cenário, a digitalização de processos, o uso de Big Data e as crescentes expectativas dos consumidores têm impulsionado investimentos em soluções de Business Intelligence (BI) no setor plástico.

Sendo assim, o Business Intelligence refere-se ao conjunto de ferramentas, tecnologias e práticas utilizadas para coletar, integrar, analisar e apresentar os dados de uma organização.
A integração dessas informações proporciona uma nova forma de criar estratégias empresariais. Esse processo envolve a extração e o processamento de dados para obter insights e conhecimento sobre o mercado.
Leia mais:
- Com estande interativo e lançamentos estratégicos, Imerys se destacou na Plástico Brasil
- Clientes da Plástico Virtual se destacam na Plástico Brasil 2025
- Fechamento da Plástico Brasil 2025: o futuro da indústria de plásticos
Esse processo, porém, não se restringe a facilitar a tomada de decisões mais eficazes para as empresas. Ele também proporciona uma vantagem adicional, ao oferecer insights valiosos sobre como criar estratégias de marketing.
Além disso, possibilita a identificação de oportunidades de mercado, o acompanhamento das tendências de compra e a exploração dos potenciais clientes da indústria.
Portanto, o propósito é facilitar o trabalho que as pessoas têm ao pesquisar, integrar e consultar dados. Essas informações ajudam a fundamentar decisões estratégicas para a empresa. Por exemplo, uma indústria que deseja aprimorar a gestão de sua cadeia de suprimentos pode empregar esse recurso para identificar atrasos no fluxo de produção.
Como essa tecnologia ajuda a indústria do plástico?
Esses dados são coletados de uma variedade de sistemas e são gerados em diferentes formatos. As empresas de manufatura obtêm informações do maquinário, além de acompanhar dados relacionados a suprimentos, custos, relacionamento com clientes, sistemas financeiros e as variações em seu setor e no mercado.
Contudo, é importante entender que há uma grande diferença entre dados brutos e informações acionáveis, uma diferença que o Business Intelligence consegue eliminar.
Gerir grandes volumes de dados pode ser um desafio em qualquer empresa, e em setores que operam com várias linhas de produtos e diversas contas de clientes e fornecedores, essa tarefa se torna ainda mais complicada.
Dessa forma, se o empresário busca inovação e melhorias em seu processo de decisão, a implementação do Business Intelligence na indústria do plástico pode ser uma solução promissora. Através de uma gestão de dados mais eficaz, as organizações podem fomentar uma cultura orientada à análise.
Assim, a indústria estará preparada para aprimorar seu desempenho, promover inovações, transformar processos e oferecer insights valiosos sobre estratégias e oportunidades.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.