Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlástico

Nova estação de reciclagem, Reciclagem aérea e Toneladas de reciclados

Plástico Pelo Mundo: Fique por dentro das principais notícias e curiosidades do plástico pelo mundo. Recicle Bem inaugura estação de reciclagem. A Emirates passa a reciclar itens de serviço de bordo para reutilização, reduzindo o uso de plástico. Tampinha Legal recebe mais de cinco toneladas de tampas plásticas em um único dia

Nova estação de reciclagem

estação de reciclagem

A empresa Recicle Bem lançou uma nova estação de reciclagem. A unidade estará aberta para o público em geral e os clientes poderão levar diversos tipos de resíduos, como plástico, metal, plástico rígido, papel filme e papelão. 

Além de contribuir com a preservação do meio ambiente, o cliente tem recompensa de um cash back que poderá se utilizar em qualquer empresa de Barcelos.

Segundo Paula Teçes, coordenadora de ESG do Grupo Barcelos, as empresas já contratam equipes especializadas para a destinação do lixo. No entanto, a população em geral enfrenta dificuldades. 

Ela afirma: “Muitos clientes, inclusive eu mesma, não tínhamos onde descartar o lixo de forma adequada, então considero super bacana participar do projeto como cidadã. Como funcionária, fico orgulhosa”.

A princípio, o aplicativo do projeto é o “Recicle Bem Barcelos”, disponível para Android e iOS. 

Na tela inicial, antes mesmo da realização do cadastro, o usuário poderá ter acesso ao regulamento. Após a pesagem do material entregue, o cashback será lançado imediatamente na conta do usuário. 

No momento do pagamento em qualquer unidade do Grupo Barcelos, o cliente que faz parte do programa vai informar que deseja utilizar o crédito do “Recicle Bem” e pelo aplicativo fazer a leitura do QR Code.

Atualmente, a Recicle Bem reaproveita cerca de 2 mil toneladas de resíduos gerados pelo próprio grupo por ano. 

Com a Estação de Reciclagem, a expectativa é de dobrar o montante. Pelo projeto, serão aceitos papel, papelão, plástico filme, plástico (garrafas pet, de iogurte, de suco; embalagens de produtos de limpeza, baldes, potes, etc.) e latas de alumínio. Os resíduos só serão aceitos higienizados — limpos e secos.

Reciclagem aérea

A companhia aérea Emirates lançou uma nova iniciativa de reciclagem de circuito fechado, em que milhões de itens utilizados a bordo, como bandejas, vasilhas, tigelas e pratos de plástico, agora serão reciclados em uma unidade local e transformados em novos utensílios para uso nas refeições fornecidas pela empresa.

A princípio, essa nova iniciativa é uma transição para a adoção dos princípios da economia circular, em que se reduz, reutiliza e recicla os itens.

Nesse sentido, milhões de itens antigos e danificados usados nas refeições das classes Economy e Premium Economy são recolhidos após os voos, lavados e analisados quanto à presença de danos.

Em seguida se leva a uma unidade em Dubai onde se tritura, reprocessa e transforma em novos pratos, tigelas e bandejas. 

Depois, se destinam ao Emirates Flight Catering para que se usem novamente em milhares de refeições servidas a bordo.

Isso graças a parceria com a deSter FZE dos Emirados Árabes Unidos, que fornece  utensílios e embalagens para a indústria da aviação e especialista em fabricação de reciclados de circuito fechado.

Assim, as novas bandejas, vasilhas, travessas e tigelas com no mínimo 25% de material reaproveitado (reciclado), voltarão para aeronaves que operam em todo o mundo, e essa proporção vai aumentar com o tempo.

Sobretudo, a deSter faz parte da rede CE100, que inclui algumas das principais empresas de economia circular do mundo. 

Além disso, a deSter recebeu a classificação de sustentabilidade “Gold” da Ecovadis, que é uma certificação de práticas sustentáveis reconhecida mundialmente.

Toneladas de reciclados

O Tampinha Legal, um programa socioambiental de caráter educativo em economia circular de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina, recebeu mais de cinco toneladas de tampas plásticas. Os materiais foram entregues por três entidades assistenciais diferentes, totalizando mais de R$16 mil reais.

De acordo com Simara Souza, Gerente do Instituto SustenPlást, este tem sido um ano de bons resultados para o programa, algo que é facilmente notado através dos números.

Ela destaca: “Estamos finalizando o quinto mês de 2023 e já ultrapassamos o número de entregas feitas em 2022 no Rio Grande do Sul. O programa tem ganhado cada vez mais visibilidade, provando que mudanças de comportamento são possíveis e geram resultados a longo prazo.” 

O Tampinha Legal e seus números refletem uma nova realidade, onde as pessoas assumem a própria responsabilidade enquanto cidadãos. Bem com, compreendem a importância do seu protagonismo neste ciclo econômico.

A princípio, o programa já ultrapassou mil toneladas de tampas plásticas ao longo dos seis anos de atuação. 

Com isso, o volume equivale a mais de R$ 2,8 milhões de reais, que se destinaram integralmente às 326 entidades assistenciais participantes. 

Sobretudo, o programa conta com 3.220 pontos de coleta. Sendo distribuídos pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e Bahia.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo