O Think Plastic Brazil (Programa de Exportação e Internacionalização dos Plásticos Transformados Brasileiros), criado pelo INP (Instituto Nacional do Plástico) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), apresenta a primeira edição 2021 do World Plastic Connection Summit, evento global online desenvolvido em uma plataforma digital inovadora, reunindo cinco ações paralelas e coordenadas, entre os dias 3 e 6 de novembro de 2021.
A indústria de plásticos transformadas é a oitava que mais contribui para o PIB brasileiro e a quarta que mais emprega no país. São exportados U$D 1,4 BI em resinas termoplásticas e U$D 1,1 BI em transformados plásticos. Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Chile e Uruguai são os principais destinos dos produtos de plásticos transformados brasileiros.
Em agosto de 2021 o Think Plastic Brazil atingiu o patamar de 187 empresas associadas (+ 18,35% no comparativo com o mesmo período de 2020), dentre as quais 146 exportaram para 95 países. Comparando as mesmas cestas de produtos essas empresas representaram 43,61% do valor e 64,02% do peso exportados pelo setor brasileiro de produtos plásticos transformados. Entre janeiro e agosto de 2021 o valor exportado pelas 146 empresas do Programa foi de US$ 241,5 milhões contra US$ 189,1 milhões no mesmo período de 2020.
Quando olhamos para todo o setor brasileiro de produtos transformados plásticos a exportação no mesmo período de 2021 chegou ao valor de US$ 558,2 milhões e em 2020 US$ 462,4 milhões (+20,72%). Ou seja, as 146 associadas ao Think Plastic Brazil aumentaram suas exportações em 6,96 pontos percentuais a mais que o total setor (comparando as mesmas cestas de produtos das 5 verticais: embalagem, plásticos para agricultura, utilidade doméstica, construção civil, brinquedos e puericultura).
A plataforma conta com a idealização e coordenação do Gestor de Estratégia e Planejamento de Projetos, Carlos Moreira, que destaca “O Think Plastic Brazil teve uma resposta rápida às necessidades de isolamento carregadas pela pandemia, direcionando esforços a novas e modernas formas de interação e negociação para a continuidade dos negócios internacionais de plásticos transformado. Mesmo antes da pandemia, uma das minhas preocupações já era atender o maior número de empresas brasileiras e internacionais no formato híbrido, ou seja, online e presencial. Agora chegou a grande oportunidade e partiremos para a ampliação de ações, com foco na internacionalização e no aperfeiçoamento técnico das empresas. Esta é a principal razão pela qual o tema central deste primeiro World Plastic Connection Summit 2021 ser: A CONEXÃO DA INDÚSTRIA DO PLÁSTICO COM AS TENDÊNCIAS GLOBAIS PÓS PANDEMIA, por tratar de um caminho tão importante que está sendo desenvolvido por uma equipe multidisciplinar para oferecer o melhor em cada uma das cinco ações do congresso global”.
Dentro desse cenário o World Plastic Connection Summit 2021 traz estratégias e soluções para o mundo pós-pandemia em cinco ações simultâneas e complementares:
Mostra Internacional, criada para promoção internacional comercial e de imagem com estandes individuais das empresas apoiadas pelo programa que receberão importadores, fornecedores de insumos, fornecedores de máquinas e equipamentos, fornecedores de matérias-primas e jornalistas internacionais para reuniões virtuais com foco nos treze países-alvos do Think Plastic Brazil e outros 20 países secundários espalhados pelos cinco continentes. Conta com 130 empresas participantes e a plataforma escolhida utiliza o mais moderno formato de eventos virtuais, dando a sensação de que o visitante realmente está dentro da feira de negócios interagindo com os expositores.
Seminário Internacional: seminário técnico internacional com tradução simultânea para português, inglês e espanhol, criado para disseminar informações relevantes para tomada de decisões tanto dos mercados-alvos como do potencial do setor de transformados plásticos brasileiro, com a participação de profissionais renomados de diversos países. O Seminário será realizado nos dias 3 e 4 de novembro e abrangerá o lançamento do Guia Internacional de Tendências de Cores e do Anuário Internacional 2021 Think Plastic Brazil. Alguns nomes que já estão confirmados são Karim Rashid, designer reconhecido mundialmente; Rossana Orlandi e Nicoletta Orlandi da Guiltless Plastic; Nicola Minervini; Peter Gianetti, da International Houseware Association); Walter Rodrigues, estilista brasileiro e consultor que fez a curadoria do Guia de Tendências de Cores 2021/2022 para transformados plásticos; Alexandre Herchcovitch, um dos mais importantes estilistas brasileiros; Jorge Serna, da Nutresa e Luis Arevalo, da Kellog; e Sally Dominguez, Designer australiana reconhecida por seus pensamentos futuristas, estrategista de inovação, catalisadora de mentalidade exponencial, bem como Dr. Ivan Joseph, Coach de performance premiado, especialista em liderança e transformação cultural.
Prêmio Internacional: Premiação com objetivo de valorizar empresas que estão investindo no Processo de Internacionalização, homenageando as ações relevantes das empresas associadas ao Programa.
Tendência de cores – International Color Trends: Estudo profundo global das tendências de cores do mercado do plástico transformado, imprimindo a cultura brasileira e apresentando as possibilidades de produção e desenvolvimento às empresas nacionais. A pesquisa de cores foi coordenada pelo estilista Walter Rodrigues que a partir de entrevistas com empresas do Programa Think Plastic Brazil desenvolveu uma metodologia específica para o segmento de plásticos transformados.
Anuário internacional: Anuário em três idiomas (português, inglês e espanhol), apresentando as conquistas do Think Plastic Brazil e as empresas brasileiras participantes do Programa.
Carlos Moreira destaca “os objetivos do World Plastic Connection Summit visam aproveitar as oportunidades da nova forma de se conectar com o mundo dos negócios por meio de plataformas online e criar um espaço para interação, efetivação de negócios internacionais, fortalecer o interesse das indústrias do plástico quanto ao investimento no processo de internacionalização, conectar toda cadeia do plástico, mostrar para o mundo que o setor brasileiro pode atender as mais variadas demandas globais, trocar conhecimento, pesquisa de tendências para todos os stakeholders nacionais e internacionais da indústria de Plástico Transformado, gerando sinergia e caminhos viáveis para o mercado.”
Programação:
Seminário Internacional (3 e 4 de novembro de 2021)
Lançamento Color Trends (3 de novembro de 2021)
Lançamento Anuário Think Plastic Brazil (4 de novembro de 2021)
Prêmio dedicado à Internacionalização (4 de novembro de 2021)
Inscrições gratuitas e tradução simultânea para português, inglês e espanhol.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.