mc components muck maq
EmbalagemEmpresaPlástico

Mercado de embalagens sofre impacto com novas tendências para os consumidores

Mercado de embalagens conta com seis principais tendências que impactam a sua forma de comercializar a embalagem

A embalagem faz parte da identidade visual de uma marca, e é determinante muitas vezes, para a decisão de compra de um produto para o consumidor. A embalagem necessita ser pensada com cuidado, pois ela comunica os valores que a empresa pretende transmitir para o seu público consumidor. A Mintel, fornecedora global de pesquisa, divulgou, as seis principais tendências mundiais em embalagens. Elas ainda não foram implementadas de forma completa no Brasil, mas estão se tornando mais populares cada vez mais.

Antônio Cabral, coordenador do curso de pós-graduação em Engenharia de Embalagem do Instituto Mauá de Tecnologia, explica, “já fizemos publicações, como a Brasil Food Trends 2020, que estudam o perfil do consumidor. A indústria sabe desses movimentos e está preocupada com isso. A embalagem brasileira é de qualidade, mas alguns investimentos foram retardados em função da crise”.

As seis principais tendências de embalagens que têm impacto os mercados globais, foram listadas como:

A Evolução Digital, que diz respeito à personalização dos produtos. Estudos afirmam que, pessoas pagariam mais por embalagens personalizadas diferentes. No Brasil, já foi visto, que a Coca-Cola fez uma campanha com o nome de pessoas nas latas, personalizando então suas embalagens, ganhando vantagem no mercado.

Os produtos á mostra com informações claras, devido ao consumidor mais exigente, querendo saber o que está comprando. O consumidor tem exigido um maior número de informações sobre os produtos que estão comprando, com interesse em saber os ingredientes, e uma comunicação clara nas embalagens.

Outro ponto a ser destacado são as embalagens flexíveis, consideradas mais modernas, por 32% dos consumidores, e por isso, marcas já estão investindo em oportunidades de marketing nessa área. E com esse contexto as marcas devem olhar para a próxima geração de híbridos, rígidos/flexíveis que oferecem benefícios ambientais.

As embalagens ecológicas são motivos fundamentais para efetivas uma compra. Os consumidores estão cada vez mais, se voltando para as alternativas ecológicas como fator decisivo de compra, o que mostra que a sustentabilidade tem ganhado força.

O tamanho também importa, segundo a Mintel, fornecer embalagens de tamanho certo para o consumidor importa, principalmente por ocasiões que requerem fácil transporte e consumo. 50% dos consumidores de snacks, revelaram que estariam dispostos a experimentar um novo produto, caso ele viesse em um tamanho pequeno.

Por último, a tendência da embalagem Mobil-Ution, que buscam formas inovadoras de se envolver com os clientes, com o ambiente móvel tomando a linha de frente perante aos consumidores.

Para Cabral, as tendências de embalagens apresentadas pela Mintel, são bastante relevantes para que a indústria mantenha sempre a sua competitividade. “Elas mostram que as empresas e consumidores estão integrados com a tecnologia, e devido a isso, é importante que os empresários percebam como é importante investir nas embalagens, olhando para elas como um investimento, e não como um custo, possibilitando assim que passem uma mensagem adequada ao consumidor”, finaliza.

Quer saber mais sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para saber mais novidades receber os conteúdos de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Mulheres do Plastico
close-link
close-link