Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlásticoPlástico pelo mundo

Fios de impressora de garrafa PET, Copos de plástico reciclável e Natal sustentável

Plástico pelo mundo: Fique por dentro das principais notícias e curiosidades do plástico pelo mundo. Aluno do ensino médio cria projeto que usa garrafas PET como base para impressão 3D. Marca de cerveja lança copos totalmente reciclados durante festival em São Paulo. Projeto sustentável cria árvore de natal com 27 mil garrafas PET

Projeto desenvolvido por docente e aluno transforma garrafas PET em fios para impressora 3D

No colégio Estadual Cívico Militar em Jandaia do Sul, o aluno João Pedro Arruda do 1º ano do ensino médio, desenvolveu um projeto chamado “Pet Recycler do NanoMakers”, com seu professor. A iniciativa quer transformar garrafas de plástico PET em fio de impressora 3D. 

Diante das inúmeras versatilidades do material, tanto em sua forma mais comum, quanto em produtos reciclados, o aluno decidiu inovar na reciclagem. Por isso, ele comenta: “Vendo a quantidade de garrafas pet sendo recicladas eu me perguntei se não era possível reciclar de uma maneira mais direta, de uso diretamente do colégio”.

Unindo a essa ideia sustentável, Arruda notou que o projeto ajuda também na educação. Tendo em vista que o material tem utilização nas aulas de robótica, os demais alunos conseguiriam peças de eletrônica e peças de decoração mais facilmente. 

O processamento acontece em uma máquina que recebe o material plástico, em formato de filete, e então o leva à parte para o aquecimento. Assim, quando o plástico está mole, ele passa por outro sistema que o transforma em um filamento de impressora 3D.

No entanto, teve seu desenvolvimento por seis meses, mas sua efetivação aconteceu somente com a parceria com o campus da UFPR (Universidade Federal do Paraná). O diretor do campus de Jandaia do Sul, José Eduardo Padilha de Souza, explicou que a união aconteceu a partir de um encontro dele e do professor envolvido no projeto. 

O projeto dispoẽ também de pontos de arrecadação de garrafas PET na própria escola. Já os próximos passos da ação, se baseia na replicação do projeto dentro do colégio. 

A marca de cervejas Corona leva copos de plástico reciclado a evento

Durante sua estreia no festival Primavera Sound, Corona criou um espaço sustentável e com bases de materiais plásticos reciclados. O evento tem a sua sede em São Paulo, especificamente do Autódromo de Interlagos. 

Como cerveja oficial do evento, a marca da Ambev se destacou ao lançar um copo exclusivo e reutilizável. O recipiente tem fabricação com plástico 100% reciclado, um ação em parceria com os coletores do litoral brasileiro. 

O objetivo desta iniciativa é seguir os 5 Rs de sustentabilidade, além disso a marca de cervejas também está comprometida com sustentabilidade pós-evento. Para isso, a empresa se comprometeu em dar destinação correta para todo o material usado no seu espaço durante o evento. 

Bem como, asseguram que haverá um reaproveitamento integral dele em novos lugares e para novas finalidades. 

Natal Sustentável em Salvador tem árvore feita de garrafas PET

A Limpurb (Empresa de Limpeza Urbana em Salvador), deu início a programação do Natal Sustentável. O tradicional movimento contou com a entrega da mega árvore, feita com 27 mil garrafas PET. 

A estrutura tem 22 metros de altura, e foi assinada pelo artista plástico Gilson Cardoso, que tem o objetivo de unir arte e sustentabilidade. Ainda, a programação conta com a Vila de Natal Sustentável, e todos os ornamentos foram assinados por Gilson Cardoso. Porém, nessa concepção, ele fez a reutilização de lonas, paletes, forros de PVC e garrafas PET. 

Diante da repercussão positiva da ação já tradicional em Salvador, o presidente da Limpurb aponta a importância da continuidade do projeto. Omar Gordilho, presidente a frente da empresa, destaca: “Esse ano tivemos a oportunidade de ampliar o alcance do nosso Natal Sustentável, levando-o para diferentes espaços.”

Além dessa primeira ação sustentável, eles destacam também que os enfeites, as guirlandas, e até mesmo o banco de coração presentes no local, são feitos de forma 100% sustentável. 

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo