Super Finishing
Notícias

Evolução da propaganda: do impresso ao digital

Mercado publicitário se adequa as novidades que surgem e tornam a propaganda democrática, direta e especializada

A propaganda é algo que está na essência brasileira desde a antiguidade. Em 1800, quando ainda não existia a mídia televisiva, os mascates, ambulantes e tropeiros foram os pioneiros da propaganda no país, ao inovar nas formas de vendas, onde os consumidores não eram clientes, e sim, fregueses. Tiradentes, com seus panfletos, cartazes e santinhos foi o primeiro a dar início as campanhas políticas no país, e a primeira foi realizada na Independência do Brasil.

Os jornais, classificados e agências de propaganda entram em cena no país em 1891 a partir da criação da ‘empresa da Publicidade e Comércio’. Em seguida, o rádio trouxe os jingles, assim como o Rádio Nacional trouxe os programas de auditório.

No ano de 1949 surgiram os convênios entre as agências de propaganda junto à ABP (Associação Brasileira de Propaganda) e o CNI (Conselho Nacional de Imprensa) e, tempos mais tarde, surgiu a Associação Brasileira de Agências de Propaganda, a ABAP.

Os anos 50 foram marcados pela chegada da televisão, em pleno ‘Anos de Chumbo’ como ficaram conhecidos os anos que o país viveu na ditadura. As televisões mudaram novamente e, as cores foram colocadas nas imagens das TV’s, o que mudou, mais uma vez e de forma radical a propaganda. Para ilustrar os aparelhos a cores, o país recebe em 1950 a primeira emissora, a Rede Televisão Tupi de São Paulo.

A mídia impressa também foi modificada com o passar do tempo, principalmente com o surgimento do offset e rotogravura, que elevaram o padrão de qualidade da impressão na propaganda. Desse tempo até os dias atuais os meios de comunicação vêm se desenvolvendo e se adequando cada vez mais às necessidades da busca por maior proximidade com a representação do real na comunicação.

Com o surgimento de mídias digitais, as informações visuais continuam sofrendo alterações e evoluções contínuas, e a partir disso, se faz necessário uso de linguagem universal e democrática. Independente do meio de veiculação de informação, a propaganda se faz de forma simples a ponto de facilitar o entendimento de todos, e, desde a década de 50 as agências começaram a ditar regras e formaram a conhecida ‘Era de Ouro da Publicidade’, onde a comunicação com o público, principalmente por anúncios, começou a ser mais descontraída e criativa.

Depois de um salto no tempo, nos anos 90, a internet surgiu e mudou todo o contexto da propaganda – o meio impresso começou a ser reduzido enquanto no meio digital o crescimento é contínuo, e está facilitando o acesso as informações e variedade de conteúdos, que podem ser selecionados pelos leitores. Com essa evolução, ao trazer redes sociais, parcerias e novas tecnologias, a internet transformou o mundo, literalmente, e as agências de publicidade, propaganda e marketing se adaptam todos os dias a essas mudanças.

Atualmente, para chamar e ganhar a atenção dos consumidores, é necessário que as empresas prezem por trabalhar com a divulgação de conteúdos relevantes, levando em conta que é possível selecionar a leitura. São utilizadas diversas técnicas pelos comerciantes para atingir de forma direta e real o consumidor, seja através do famoso link patrocinado, e-mail marketing, entre outros.

O importante e indispensável no mercado publicitário competitivo é ter diferenciais que façam com que os consumidores escolham trabalhar junto a empresa divulgadora. Além das redes sociais, é fundamental ter uma técnica que atinja e atraia o público-alvo, e o Portal Plástico Virtual conta com esse diferencial, por isso, é a melhor escolha.

O Portal conta com uma equipe totalmente engajada, divulgação de banners, parcerias, e ainda, com uma tecnologia exclusiva e de alta performance chamada TPI – Tecnologia de Posicionamento Inteligente, que une a otimização de alta performance e a tecnologia de ponta em programação estratégica para trazer visibilidade efetiva para marcas e resultados no Google em até 60 dias após a contratação.

Não espere seu concorrente conhecer a TPI e estar posicionado na primeira página do Google. Faça como a propaganda: evolua, cresça e apareça. Entre em contato com a equipe do Portal Plástico Virtual e garanta a tecnologia que revoluciona o segmento de propaganda, publicidade e marketing no mercado do plástico.

Tag

Artigos relacionados