Blob Web
Notícias

Estilo automotivo não tem um assento traseiro, graças à resina de mistura de policarbonatos da Covestro

Materiais de alto desempenho para o setor

Os compradores de carros de hoje procuram design elegante e elementos de estilo com alta qualidade. Para atender a esta demanda e se destacar entre os concorrentes, os fabricantes automotivos começaram a incorporar superfícies preto piano de alto brilho ao painel de instrumentos, portas e assentos. Um SUV 2016 de uma fabricante automotiva dos Estados Unidos, por exemplo, apresenta encosto de alto brilho e componentes da guarnição do assento feitos a partir de uma resina de policarbonatos da Covestro.

A mistura de resinas de policarbonato/acrilonitrila butadieno estireno (PC+ABS) Bayblend® T85 XF é um termoplástico ideal para ricas aplicações automotivas interiores em preto piano – mesmo componentes com superfícies grandes que requerem ductilidade de baixa temperatura para a segurança dos passageiros. Suas características de alto brilho são melhoradas ainda mais quando processadas por meio do processo de moldagem em temperatura variável (VTM) da JVIS USA, LLC em suas instalações em Benton Harbor, Michigan.

A VTM é uma tecnologia de controle de temperatura que aquece apenas a superfície da ferramenta da cavidade em vez de toda a ferramenta durante o processo de moldagem por injeção. Com a ajuda desta tecnologia e materiais de alto desempenho da Covestro, é possível eliminar imperfeições de moldagem, como linhas de solda, fluxo e jato, para produzir peças com acabamento Classe A. Outra vantagem da abordagem VTM é que permite seções de design fino. Esta capacidade não apenas reduz os custos de materiais, mas também reduz o peso do componente, o que se traduz em eficiência de combustível melhorada.

“O avançado processo de VTM, em conjunto com a resinade policarbonatos da Covestro, tornou possível para nós a produção de componentes de assentos de alto brilho que são duráveis, atrativos e comercialmente viáveis”, disse Michael Houppert, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios da JVIS USA.

O processo de VTM é uma boa combinação para a resina de PC+ABS Bayblend® T85 XF. Este material oferece características de alto fluxo, tornando possível moldar uma peça de paredes finas (2mm) com estresse mínimo, o que se traduz em economias consideráveis em termos de tempo e custos de produção.

Os consumidores apreciarão a superfície luxuosa. As linhas de solda são invisíveis e uma cobertura clara oferece profundidade de imagem com resistência a riscos e ao desgaste, ajudando a garantir que os componentes mantenham a sua aparência da primeira à última viagem.

É claro que a resina de PC+ABS Bayblend® T85 XF oferece muito mais do que boa aparência: oferece resistência ao impacto, estabilidade dimensional e resistência ao calor – todos atributos críticos para componentes automotivos.

“A JVIS USA agregou um valor enorme a este projeto – uma capacidade única para comercializar um componente para interiores altamente estilizado”, disse Lou Madrid, Gerente de Desenvolvimento de Mercado, Interiores e Exteriores Automotivos e de Transporte, Covestro LLC. “Com os materiais, o conhecimento técnico e a equipe global da Covestro, fomos capazes de apoiar o processo completo de comercialização, do conceito ao início da produção, transformando o material em componentes de assentos estilosos e leves, que têm uma rica profundidade e efeito incrível”.

“Os consumidores querem luxo acessível dentro e fora do veículo e os OEMs automotivos estão procurando atender a esta demanda ao mesmo tempo em que reduz os custos e o peso” afirmou Paul Platte, Gerente de Marketing Sênior, Automotivo e Transporte, Policarbonatos, Covestro LLC. “A colaboração com a JVIS USA é o exemplo mais recente de nosso compromisso em atender as necessidades dos OEMs automotivos e seus clientes, bem como nossa longa história fornecendo materiais de alto desempenho para o setor automotivo”.

Tag

Artigos relacionados