mc components muck maq
EmpresaFeiras / EventosNotíciasPlásticoSustentabilidade

Empresa investe em projeto sustentável e leva escola para participar

Sealed Air escolheu escola pública no interior de São Paulo para participar do projeto Educando

Com o objetivo de contribuir com um ensino melhor no país, a Sealed Air, investe no Projeto Educando/STEM Brasil, que forma educadores nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, preparando alunos de escolas públicas para a faculdade.

Através do Educando, já foi possível capacitar dez professor da escola trazendo resultados positivos. O projeto é integrado por alunos da primeira e segunda série do ensino médio. “O Educando proporciona um espaço muito importante na formação de nossos professores, que recebem treinamento no próprio ambiente de trabalho. Eles são direcionados a ministrar aulas práticas, que proporcionam experiência única entre eles e os profissionais do Projeto Educando. A partir disso, replicamos nossos conhecimentos aos nossos alunos, que passam a vivenciar a ciência na prática, transformando-se em jovens pesquisadores”, afirma Renato Mariano, Professor Coordenador de Ciências da Natureza e Matemática.

Segundo o coordenador, são 30 alunos que participam de projetos no ambiente escolar por ano. “O Educando é bem abrangente, porque participam de aulas práticas, toda semana, em média, 300 alunos. Entretanto, como temos eletiva, podemos chegar a praticamente a totalidade de nossos alunos, em algum momento, participando das aulas”, ressalta.

Com isso, projetos de iniciação científica estão vinculados às aulas práticas, levando curiosidades nos estudantes, para que eles se aprofundem mais. São vários projetos desenvolvidos e premiados, como o Tratamento de água – Água Limpa, vencedor do Grande Desafio da Unicamp de 2019. “Desenvolvemos um filtro de água alternativo e de baixo custo para comunidades rurais carentes para tratar água de rios e poços, por exemplo”, explica o aluno do primeiro ano, Lucas Leobino, idealizador e participante deste projeto.

Para atender um problema de saúde da própria aluna da escola, Ana Beatriz, desenvolveu o projeto Hidraderme, que possui como objetivo criar um creme para a pele extremamente seca, o qual apresentou resultado satisfatório. Esse projeto foi premiado na Feira de Ciências Jovem, em Recife, neste ano.

Um outro projeto premiado internacionalmente foi o Carbono Zero-Tozzi Sustentável, com a finalidade de tornar a escola sustentável, através da economia de energia elétrica no ambiente escolar e sequestro de carbono. A pesquisa teve resultado com um plantio de aproximadamente 500 árvores e teve doação de 350 mudas. O projeto ficou em terceiro lugar em Ciências Biológicas na FEMIC – 2019, e recebeu credencial para participar de um fórum de Meio Ambiente, em Porto Rico, em 2020.  

A Sealed Air contribui e participa do Educando, e ainda abriu as portas de sua unidade fabril no interior de São Paulo para um grupo de alunos da escola, para conhecer as instalações. “Esse projeto vai ao encontro da missão da empresa em criar ações sustentáveis, visando o bem-estar da sociedade”, ressalta Pedro Henrique da Silva, gerente de comunicação e marketing da Sealed Air.

Quer saber mais sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para saber mais novidades receber os conteúdos de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Mulheres do Plastico
close-link
close-link