Economia circular e processos produtivos
A economia circular visa manter produtos, componentes e materiais plásticos em constante circulação, preservando seu valor e utilidade, indo além da reciclagem tradicional
Economia circular e processos produtivos
Conceitos como reciclagem mecânica, química, balanço de massa, logística reversa e circularidade aparecem interligados porque compartilham um objetivo comum: tornar o plástico mais sustentável.
Sabendo a importância do plástico, diante de sua versatilidade e abrangência, esses conceitos pretendem maximizar a eficiência de seu uso e integrar efetivamente o material na economia circular.
Leia mais:
- Nova Indústria Brasil deve receber R$ 406 bilhões até 2026
- Confiança em alta: ICEI Setorial atinge maior nível desde 2022
- CNI analisa relação entre queda na confiança industrial e economia
De maneira que o descarte não aconteceria após um único uso, e com isso, sua jornada se encaminharia para um retorno, graças à economia circular.
Isso porque, a economia circular colabora para manter os produtos plásticos, componentes e materiais em constante circulação.
Bem como visa manter seu valor e utilidade o mais elevados possível. Desse modo, a abordagem opera dentro de um contexto econômico de desenvolvimento sustentável.
Os benefícios da economia circular
Dessa forma, suas principais características incluem a minimização da extração de recursos, assim como o aumento da reutilização e o aprimoramento da eficiência nos processos de desenvolvimento e utilização de produtos.
Assim, a economia circular vai além das abordagens convencionais de gestão de resíduos e reciclagem. Pois concentra-se em uma transformação abrangente que envolve desde o redesenho de processos, produtos e modelos de negócios até a otimização do uso de recursos.
Ainda nessa perspectiva, segundo a fundação focada em economia circular, Ellen Macarthur Foundation, a economia circular ajuda de diversas formas, como: “Por meio de um modelo econômico circular, que associa o crescimento econômico a um ciclo de desenvolvimento positivo contínuo. Pois preserva e aprimora o capital natural, otimiza a produção de recursos e minimiza riscos sistêmicos.”
Sendo assim, importa destacar como a economia circular coopera para a circulação e reutilização, uma vez que usa-se os materiais de forma contínua em um ciclo fechado. E com isso, preserva-se recursos naturais em todas as fases produtivas, com o intuito de reduzir sua extração e aumentar sua disponibilidade.
Uma vez que, a adoção da sustentabilidade e a valorização dos recursos naturais resultam em benefícios tangíveis para a saúde humana.
Consequentemente, há melhorias tanto no ambiente quanto no crescimento econômico e no bem-estar da população.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.