Com objetivo de acelerar a reciclagem no Brasil, a Circulate Capital, que promove investimentos na economia circular, com o apoio de gigantes da indústria petroquímica e de bens de consumo, vai destinar US$ 65 milhões para promover a circularidade do plástico na ALC (América Latina e Caribe).
Os investimentos vão se concentrar no Brasil, no Chile, na Colômbia e no México, avançando para outros países da região na sequência. A previsão é que ainda neste semestre a iniciativa chegue ao Brasil.
Leia mais:
- 94% dos brasileiros buscam consumo sustentável
- Indústria de transformação brasileira avança no ranking mundial de crescimento
- Indústria precisará de 2,2 milhões de novos trabalhadores até 2027
O CEO e fundador da Circulate Capital, Rob Kaplan, explica: “Identificamos oportunidades muito promissoras na América Latina. Se ampliadas, elas poderão mudar o rumo da crise dos resíduos plásticos na região”.
Promoção do avanço na economia circular
A princípio, a iniciativa tem o objetivo de escalar o uso de soluções sistêmicas nas empresas.
Assim, aprimorando as cadeias de suprimentos de reciclagem, da coleta até o processo fabril; medidas para gerar mais sustentabilidade para o meio ambiente.
Bem como, avançar na economia circular do plástico; e beneficiar as comunidades locais e a criação de empregos.
Nesse sentido, estão por trás da empresa fundada em 2018 o BID Lab, laboratório de inovação do Grupo do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Chevron, Danone, Dow, Mondelez e Unilever.
Além disso, a Circulate Capital oferece consultoria e suporte técnico às empresas de reciclagem para atingir padrões globais de qualidade.
Sobretudo, esta iniciativa é o resultado de mais de dois anos de pesquisas realizadas pela equipe e parceiros da Circulate Capital para entender os problemas e possíveis soluções na região.
A empresa publicou as conclusões desta investigação em seu relatório “Redução da contaminação plástica na América Latina: um manual para a ação”, que revelou que a LAC está preparada para que as empresas e o setor privado transformem a cadeia de valor dos resíduos plásticos.
Ernesto Hanhausen, parceiro da Circulate Capital para a América Latina e Caribe, concluiu dizendo que: “Ampliar a cadeia de fornecimento de reciclagem em toda a região da ALC será uma forma importante de contribuir para a criação de empregos seguros e dignos na cadeia de valor de resíduos plásticos”.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.