Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlástico

Automação de equipamentos invisíveis para avanço da indústria 4.0

Para garantir qualidade e produtividade, empresas tem investidos em equipamentos como válvulas e sistemas de medição tecnológicos para conversa com o restante da planta fabril

A transformação digital segue forte, principalmente, no pós-pandemia. Essa evolução é muito perceptível no setor industrial, já que nesse contexto de automação, investir em Indústria 4.0 é muito mais do que inserir robôs em linhas de produção.

A exemplo disso, uma tecnologia menos visível são as válvulas e sistemas de medição e controle, presentes em todos os setores e que fazem os sistemas fluírem, com alto nível de precisão e controle.

O gerente geral de vendas da GEMÜ do Brasil, Mateus Souza, explica que: “O principal hoje é oferecer soluções customizadas, de alta tecnologia, com equipamentos que possam ser integrados diretamente na linha de produção de plantas de todos os setores”. 

Segundo ele, esse tipo de tecnologia inclui válvulas para todo tipo de fluido ou gás, que conversam com o restante da planta. “Elas estão presentes em sistemas de limpeza de água, produção de diversos tipos de produto industrial. Bem como, tintas, alimentação de sistemas de refrigeração e de lubrificação de máquinas, ou seja, em todo lugar”, pontua.

Leia mais:

Nesse sentido, entre os diferentes tipos de válvulas estão a borboleta, esfera, globo, diafragma, bloco multivias, entre outras, aptas a atender a diferentes setores. 

O gerente ainda acrescenta: “Se utiliza os produtos da GEMÜ no setor mecânico de forma segura e há muitos anos no mundo todo”.

indústria 4.0

Uma solução de conexão total

O progresso tecnológico no setor mecânico e na indústria de processamento segue em direção a produções e processos de transformação. 

Atualmente, as necessidades de automação, documentação e digitalização da indústria 4.0 tornam-se cada vez mais fundamentais. 

E uma solução é o Sistema CONEXO, com o qual é possível identificar e extrair dados dos mais diferentes componentes da fábrica, o que auxilia ainda na coleta de dados de campo e na otimização de processos e intervalos de manutenção. 

Assim, alguns exemplos de processos com sistemas de válvulas, de medição e controle são a indústria de formação de espuma para isopor, distribuição de lubrificantes de refrigeração e fluidos de corte.

Bem como, processos de limpeza e de dosagem, controle e regulagem na circulação de sistemas de refrigeração e de aquecimento.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo