Um relatório da Abimaq mostrou que parte dos empregos perdidos ao longo de 2022 foram recuperados no setor de máquinas e equipamentos no início de 2023.
Isso porque, durante esse período, quase 10 mil postos de trabalho foram eliminados. Assim, reduzindo o número de empregados de 400 mil para 390 mil, no setor.
No primeiro trimestre deste ano, alguns empregos foram restabelecidos, o que elevou o total de pessoas empregadas na indústria de máquinas e equipamentos para 395 mil. No entanto, o setor ainda apresenta um déficit de 5 mil funcionários em comparação com os níveis de setembro de 2022.
Leia mais:
- Tijolos de plástico reciclado, Bioplástico de licuri e Kitkat lança embalagem de plástico reciclado
- O que é Greenwashing e como ele afeta a reputação das empresas?
- Cadastro aberto para empresas que geram embalagens
O setor já havia conseguido aumentar seu quadro de funcionários em pouco mais de 4 mil pessoas. Assim, no mês de fevereiro, houve um crescimento de 0,5% na comparação mensal, resultando em um total de 394 mil pessoas empregadas.
Essa foi a segunda recuperação consecutiva nas contratações, após a queda observada no último trimestre de 2022.
Nesse sentido, as indústrias fornecedoras de máquinas para os setores de bens duráveis e semiduráveis, construção civil e infraestrutura contribuíram para o aumento desse índice.
A capacidade instalada dessa indústria
Os dados da capacidade instalada no setor de máquinas e equipamentos também estão presentes no relatório. Nos últimos dois meses, a fabricação dessa indústria conseguiu se recuperar, com taxas de ocupação chegando a 78% da capacidade instalada.
José Antônio Valente, diretor da empresa de locação de máquinas e equipamentos Trans Obra, afirmou que os números positivos de emprego no ramo da indústria de máquinas e equipamentos refletem a expectativa e o planejamento das empresas no setor.
Assim como, a alteração da capacidade instalada apontando também para um crescimento muito importante para o setor. Isso porque, pode significar que as empresas estão dispostas a fazer mais investimentos. Preparando, dessa forma, a indústria para um crescimento de médio a longo prazo.
Valente avalia: “Empresas que vendem ou alugam grandes máquinas e importantes equipamentos, que oferecem serviços como aluguel de máquina de alisar concreto, compressores de ar, ferramentas ou pequenas máquinas para o setor da indústria devem avaliar os resultados da indústria e combinar esses dados atuais com o planejamento prévio”.
Ele aconselha ainda, a necessidade de verificar onde alocar mão de obra qualificada para o setor com o objetivo de oferecer produtos e serviços com qualidade. “Não esquecendo que a prática da realização de treinamentos e investimento em cursos para os profissionais também possui muito valor. Isto é, tanto para o empregado como para o empregador”, finaliza.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.