Banner Diamante Plástico 10 anos
AutomaçãoEmpresaNotíciasPlástico

A computação quântica beneficia a química e abre novas dimensões

A Covestro e o Google cooperam em tecnologia inovadora na química que traz novidades para as indústrias

Buscando atingir a liderança em inovação em longo prazo no segmento – ainda em desenvolvimento – campo da química, a Covestro conta com recursos e expande suas parcerias. Com a chamada computação quântica, a fabricante de polímeros dá um passo à frente na investigação de novas possibilidades no campo das simulações químicas. A companhia e o Google assinaram um acordo de parceria em pesquisa.

Com menos tempo, processos mais eficientes e ecológicos e materiais completamente novos, é o potencial futuro da inovadora tecnologia de computação quântica em pesquisa e desenvolvimento para a indústria química. Os atuais estudos estão focados no desenvolvimento de algoritmos fundamentais, enquanto a visão futura está na resolução de complexas simulações em uma fração do tempo comparado aos computadores tradicionais.

Markus Steilemann, CEO da Covestro destaca que a computação quântica abre inovadoras perspectivas para a nossa indústria. “Queremos investir especificamente no desenvolvimento desta tecnologia e desenvolver expertise. A parceria com o Google nos dá a oportunidade de fazer isso e, até o momento, é única na indústria química”.

A Covestro já vem investindo extensivamente em pesquisa e desenvolvimento digital pelos últimos três anos. Esta nova parceria com o Google é outro marco importante na busca por novos e digitais processos de pesquisa. Esta tecnologia do futuro é a chave do conhecimento para fazer avançar com sucesso a economia circular. Com a ajuda da computação quântica, os detalhes de processos de reação química altamente complexos podem ser simulados digitalmente e avaliados em um tempo muito curto.

Hartmut Neven, Head do grupo de Inteligência Artificial Quântica do Google, afirma que estão avançando na computação quântica. “A partir do desenvolvimento de processadores quânticos e novos algoritmos quânticos, podem ajudar nossos parceiros em pesquisa na indústria a resolverem problemas. Estamos ansiosos pela colaboração com a equipe de cientistas da Covestro”.

A computação quântica também ajudará o Google a desenvolver as inovações do amanhã, incluindo a inteligência artificial. O Google quer oferecer aos pesquisadores e desenvolvedores acesso a estruturas de código aberto e capacidade computacional que possa operar além das atuais capacidades. Com a computação quântica, a Covestro pretende pavimentar o sucesso de investimentos anteriores e aprofundar ainda mais suas competências globais em química computacional.

A longo prazo, a tecnologia pode ir além das possibilidades da computação. Com a expansão de um computador de alta performance no site de Leverkusen, na Alemanha, para simulações e uma nova plataforma global para pesquisa de dados, a Covestro vem explorando o potencial de valor agregado que a transformação digital da indústria química vem mostrando.

A parceria entre Google e Covestro forma a base para uma cooperação científica conjunta. O principal objetivo é desenvolver ainda mais a computação quântica e seu uso para a solução de problemas da indústria química no futuro.

Quer saber mais sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para saber mais novidades receber os conteúdos de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo