Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlástico

Copo 100% biodegradável

Klabin lança o experimento KlaCup Bio

Com certeza 2018 será um ano que entrará na história, pois foram tantas descobertas e projetos que envolvem a sustentabilidade. E não seria diferente com Kablin, que em seus 119 anos apostou neste novo conceito.

A fabricante de papéis para embalagens anunciou no segundo semestre de 2018, um investimento de R$ 32 milhões em suas operações de pesquisa e desenvolvimento. O montante foi destinado à construção de um parque de plantas (piloto) na unidade de Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR). A companhia ainda lançou o KlaCup Bio, um papel cartão para copos descartáveis, 100% livre de polietileno.

Pesquisa e desenvolvimento sustentável

São 500m² de parque de plantas, que terá duas frentes: o primeiro projeto será voltado para estudos sobre celulose microfibrilada (MFC) – que aumenta a resistência do papel. Pois o empreendimento permite simular uma unidade fabril para testes do material, que brevemente será incorporado aos produtos da empresa.

Já o outro foco dos estudos é a extração de lignina, um polímero de origem renovável que pode ser usado como substituto para produtos de origem fóssil. A substância ainda pode ser mesclada e compostos para redução do uso de plástico em embalagens. A extração deste material é feita a partir de espécies diferentes de madeira, como pinus e eucalipto.

O objetivo do parque de planta piloto é reforçar o desenvolvimento de soluções bioeconômicas, que valorizam o uso consciente dos recursos. A previsão de atuação é o quarto trimestre de 2019.

Previsão de lançamento do copo sustentável

A empresa apresentou o KlaCup Bio, papel cartão para copo descartável que não utiliza polietileno, durante o INOVA Klabin. O produto ainda está sendo produzido em escala experimental, com lançamento previsto para 2019.

Quer saber mais sobre os lançamentos do setor plástico? Acesse e preencha o formulário abaixo e receba conteúdo segmentado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo