Banner Diamante Plástico 10 anos
AutomaçãoEmpresaNotíciasPlástico

Nova rede de comunicação para aplicações industriais no mercado

O sistema ASI possui simples instalação e baixo custo, oferecendo desempenho e flexibilidade para as indústrias

A evolução da tecnologia é grande aliada das indústrias. Por isso, as redes indústrias, como a ASI (Actuator Sensor Interface), oferecem um método de automação na forma de comunicação de dispositivos melhorando o processo, de forma rápida, rigorosa e precisa, por meio de troca de informações entre equipamentos, sensores e atuadores nas máquinas.

A Rede Industrial ASI, foi desenvolvida na Alemanha, o principal sistema operacional foi apresentado em 1994 na Hannover Messe, a principal feira do mundo para a tecnologia industrial. “Esta é uma rede simples de fácil instalação e operação e de baixo custo, onde um cabo único é preparado para propagar dados e alimentação de forma simultânea, tornando mais simples e rápida a comunicação entre sensores e atuadores de diversos fabricantes com os seus controladores”, explica Marcos Monteiro, Promotor Técnico de Automação da Reymaster Materiais Elétricos.

A rede ASI apresenta um dispositivo mestre capaz de controlar toda a rede, percorrendo por ciclo todos os outros dispositivos integrados a ela, denominados de escravos. Geralmente, comunica-se com um controlador (CLP) para receber a configuração de controle, reportar erros, entre outras tarefas. Os escravos são passivos, e por isso apenas tem acesso á rede, apenas se houver uma requisição do mestre.

Monteiro explica que “além do baixo custo de instalação, os benefícios de uma rede ASI remetem a simplicidade, ao desempenho e a flexibilidade. Uma rede que não é cara, que roda com segurança e confiabilidade mesmo em situações mais severas, que trabalha em tempo real com diagnósticos abrangentes, fácil de instalar podendo ser expandida rapidamente assim como ser usada em muitas circunstâncias”.

Na indústria, a rede ASI já vem sendo utilizada em diversos segmentos, como máquinas de embalagens, máquinas envasadoras, elevadores, produtos e industrialização de alimentos.

Quer saber mais sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para saber mais novidades receber os conteúdos de qualidade do mercado plástico.00

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo