braskem
EconomiaFeiras / EventosNotíciasPlástico

Salvador recebe o PlastCoLab nesta quinta-feira (24/01)

Iniciativa gratuita destaca projetos locais que unem inovação e a versatilidade do plástico

Após receber cerca de 15 mil pessoas em São Paulo e Porto Alegre, o PlastCoLab desembarca em Salvador, escolhida como a primeira capital nordestina a ser palco da atração. A iniciativa que reúne interatividade, inovação e tecnologia mostra quanto o plástico, nas mãos dos makers e utilizado de forma criativa e responsável, é um material nobre de projetos que podem transformar o nosso futuro. A atração gratuita funcionará entre 24 de janeiro e 3 de fevereiro, das 9h às 22h, no Shopping da Bahia.

O PlastCoLab tem cores e instalações inspiradas no icônico cubo mágico, brinquedo famoso dos anos 80 e símbolo da cultura geek. Na estação azul funcionarão atrações soteropolitanas, assinadas por makers locais. O boneco Animatronics, um reprodutor do gestual da fala, mostrará as inúmeras possibilidades da robótica e o Antigravidade que tem como proposta despertar a curiosidade por movimentos que, a princípio, parecem impossíveis. Na mesma estação, o Robô Resolvedor de Cubo Mágico promete desvendar os segredos do símbolo geek em poucos segundos.

A Hora com Inteligência Programada é uma das estrelas da estação verde. O curioso equipamento, produzido com 100% de plástico reaproveitado, apresenta o conceito da hidroponia – técnica que cultura plantas na água – de forma simples e didática, otimizando por completo o recurso hídrico. Além da horta, os visitantes também conhecerão o captador de energia solar Girassol, que mostrará como o plástico torna mais acessível o uso deste tipo de recurso.

Na estação vermelha será possível observar4 uma impressora 3D em funcionamento, produzindo os mais diferentes objetos com filamentos plásticos, além de assistir a um vídeo que tem como objetivo apresentar todos os detalhes da ação.

Já na estação laranja, o público terá acesso à mesa interativa, com a caneta de impressão 3D, que convida os visitantes a soltarem a imaginação e criar as mais diferentes formas. Na superfície também serão encontrados diversos outros brinquedos inteligentes, disponíveis para serem manuseados. Este também será o espaço dos personagens do jogo EckoBlocks, feito por meio de impressão 3D. O jogo, disponível para plataformas mobile, tem como objetivo engajar crianças sobre a importância da reciclagem.

No PlastCoLab, será possível ver e interagir com o que há de mais moderno no ambiente maker, como, por exemplo, o Robô BEO, um robô inteiro confeccionado em plástico que dança e interage com as pessoas, respondendo perguntas e executando ações solicitadas por elas.

“A Bahia, com sua tradição cultura, receberá o PlastCoLab, que vai levar de modo interativo e moderno a alta tecnologia e contemporaneidade dos produtos que utilizam o plástico como matéria-prima, explorando a criatividade local e enfatizando as novidades do setor plástico”, diz José Ricardo Roriz Coelho, presidente da ABIPLAST.

“É muito gratificante poder trazer a 3ª edição dessa iniciativa para a Bahia, estado onde a indústria do plástico é tão importante. Nosso propósito é reforçar nesta comunidade a cultura maker, mostrar como o plástico é fundamental como tendência para o desenvolvimento de projetos inovadores, sustentáveis e acessíveis”, diz Fabio Santos, diretor executivo da Braskem.

Serviço

PlastCoLab

Data: 24 de janeiro a 3 de fevereiro

Horário: das 9 às 22 horas

Local: 2º Piso do Shopping da Bahia, Av. Tancredo Neves, 148, Caminho das Árvores.

Quanto: Gratuito.

Sobre o PICPlast

O Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) é uma iniciativa criada em 2013 pela Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, e ABIPLAST, Associação Brasileira da Indústria do Plástico, e prevê o desenvolvimento de programas estruturais que contribuam com a competitividade e o crescimento da transformação plástica. Baseado em três pilares: aumento da competitividade e inovação do setor de transformação, estímulo às exportações de transformados plásticos e promoção das vantagens do plástico, o PICPlast também conta com investimentos voltados ao reforço na qualificação profissional e na gestão empresarial.

No pilar de vantagens do plástico, as frentes de trabalho são voltadas para reciclagem, estudos técnicos, educação e comunicação, com destaque para o Movimento Plástico Transforma. Para saber mais, acesse www.picplast.com.br e plasticotranforma.com.br

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e receita líquida de R$ 50 bilhões em 2017. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

Sobre a ABIPLAST

A Associação Brasileira da Indústria do Plástico — ABIPLAST representa o setor de transformados plásticos e reciclagem desde 1967, atuando para aumentar a competitividade da indústria. Para isso, realiza ações que promovem novas tecnologias, novos processos, pesquisa de produtos com foco na sustentabilidade, entre outras. A ABIPLAST representa atualmente 12.384 empresas que empregam um total de 320.247 mil pessoas.

Tag

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo