Blobweb
DestaqueFeiras / EventosNotícias

Recy-Plastech 2019 traz dados sobre a reciclagem do plástico

Seminário discutiu a importância das novas tecnologias para a reciclagem do mundo do plástico

Com iniciativa inédita no país, o Recy-Plastech 2019 aconteceu nos dias 3 e 4 de setembro em São Paulo, no espaço Citron. O Portal Plástico Virtual participou e traz os principais pontos para o mercado, e os desafios da reciclagem de plásticos.

O evento reuniu dezesseis palestras de especialistas com temas sobre a economia circular, soluções de automação para produção eficiente, reciclagem PET, novos cases de sustentabilidade das indústrias brasileiras, aditivos e resinas com novas soluções, gestão de resíduos e políticas públicas.

De acordo com Beatriz Luz palestrante do Recy-Plastech 2019, o plástico não é o vilão da história, a matéria-prima é indispensável para o dia a dia e a Economia Circular já virou lei na Europa. “A Economia Circular chega ao mercado brasileiro como um fator impulsionador de inovações tecnológicas, gerando novas oportunidades de negócios e criação de valor para as empresas e cidades”, comenta ela.”

O novo modelo da economia circular envolve compartilhar, consertar e reutilizar. Sendo um novo modelo macroeconômico de crescimento. Foi dito no evento, que até 2025, 10 milhões de toneladas de plástico reciclados podem ser usados em novos produtos com a economia circular e a indústria pode transformar seu produto em serviço, segundo a nova norma ISO.

Os palestrantes comentaram sobre a importância do conceito da economia circular que é “do berço ao berço”, onde não existe a ideia de resíduos e tudo é reutilizado para um novo ciclo, que reduz custos, despesas e diminui a poluição e a qualidade do processo deve ser igual a qualidade do produto.

Valorizar a matéria-prima reciclada é ponto chave para o crescimento do setor

Os desafios sobre a reciclagem do plástico envolvem questões de criar um novo ecossistema favorável, economia circular, manter o valor do produto, além da importância de mostrar as novas tecnologias para um novo modelo macroeconômico. O atual modelo industrial de forma linear é um processo que precisa ficar no passado, pois gera resíduos e traz grandes impactos ao meio ambiente.

A indústria do plástico é muito importante para a fabricação de diversos produtos, para proteção de alimentos, além de outros, e diversas ações já estão sendo tomadas, ações que foram discutidas no evento, como repensar no design da embalagem antes de produzi-la, reciclar e criar valor para matéria-prima.

Pontos importantes para que a economia circular e reciclagem de plásticos possam ter novos olhares para o país, é mostrar cases de sucessos para as indústrias e gerar novas cadeias de valor, valorizando a matéria-prima e a reciclagem do produto.

Foram discutidos também a criação de novos APP’s criados que não geram resíduo, e que possam a economia circular e a reciclagem como pontos de partida. O primeiro é o CUPCLUB, que reutiliza copos de café no Estados Unidos e uma lixeira inteligente, que permite uma gestão sustentável de resíduos, que pode crescer até 30% do PIB transformando outras coisas com o plástico.

A matéria-prima é indispensável em nosso dia a dia, oferecendo benefícios e vantagens nos mais diferentes campos, como saúde, economia, agronegócio, transporte, entre outros. A indústria sabe o quanto o plástico é importante e o quanto ele está presente em nossas vidas, por isso é necessário procurar medidas para que a reciclagem faça parte da indústria e faça parte das políticas públicas para o mundo.

Uma nova pirâmide sobre a economia circular foi exemplificada no evento. Na pirâmide é importante citar que o topo é o essencial para se chegar na base, pois é através do topo que se alcança o objetivo da economia circular. Indo do topo, o primeiro passo é recusar/repensar, seguindo por reduzir o consumo, depois reutilizar o produto, seguindo para reciclar o produto, para depois recuperar esse produto, assim tratar os polímeros e por fim dispor para o novo ciclo.

Como uma medida muito procurada, a economia circular é um tema que já vem causando impactos em toda a sociedade. O portal Plástico Virtual teve em seu mês temático, um mês inteiro comentando e trazendo matérias sobre a sustentabilidade e a importância de praticar.  Quer saber mais sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para saber mais novidades receber os conteúdos de qualidade do mercado plástico.

Tag

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo