Super Finishing
NotíciasPlástico

Plástico pelo mundo: acompanhe as novidades

Confira as novidades da semana que acontecem no mundo do plástico

Mulheres catadoras coletam plástico usado para fazer tijolos na África

Fundada por Aboubacar Kampo, a iniciativa produz tijolos ecológicos feitos com lixo plástico e toda a matéria-prima usada no processo produtivo é coletada por mulheres da Costa do Marfim, que são catadoras de recicláveis e vivem disso para sustentar suas famílias.

São mais de 200 trabalhadoras que fazem parte da comunidade “Mulheres Lutadores”, que firmaram parceria com a Concpetos Plásticos, e passaram a ser remuneradas de forma justa pelo trabalho que realizam.

Relatório mostra resultados na prevenção da poluição do plástico

O relatório da Fundação Ellen MacArthur, junto com a ONU Meio Ambiente, Pnuma, aponta avanços nos esforços globais para combater a poluição por plásticos. A divulgação do estudo coincide com o primeiro aniversário do lançamento do Compromisso Global da Nova Economia de Plástico, que estabelece a economia circular para o material.

A iniciativa entrou em ação em outubro de 2018, e conta com mais de 400 organizações comprometidas. Os envolvidos também investem em inovações para que todas as embalagens plásticas sejam 100% reutilizáveis, e que não se tornem resíduos ou poluição.

Plástico Reciclado vira asfalto em Los Angeles

Cidade americana irá teste o pavimento feito com parte do material reaproveitado, que é até 13 vezes mais resistente que o tradicional. Desenvolvido pela TechniSoil Industrial, o pavimento leva fragmentos de plástico em sua composição, dando um novo uso para o material que antes seria descartado.

Além do plástico, o novo pavimento é produzido a partir da reciclagem do próprio asfalto e será substituído, o que reforça a sustentabilidade do processo. O desenvolvimento do novo asfalto levou sete anos, no qual o plástico, transformado em óleo, assume o papel do betume. Os testes em Los Angeles serão realizados em dezembro.

PepsiCo lança desafio para incentivar jovens para a sustentabilidade

Com o objetivo de incentivar jovens na América Latina e no Caribe com ideias para a redução de resíduos plásticos, a PepsiCo em parceria com a Young Americas Business Trust e Organização dos Estados Americanos, lançam a 11º edição do Eco-Desafio.

O objetivo do Eco-Desafio é promover o empreendedorismo através do empoderamento dos jovens, para contribuir com soluções de sustentabilidade de impacto. O programa está em vigor desde 2009, e já recebeu mais de 17.000 propostas de negócios entregues por jovens em mais de 33 países.

África do Sul inicia a primeira estrada feita de plástico reciclado

Depois de Londres, Kouga, um município sul-africano deu início á construção da primeira estrada feita com resíduos plásticos. A tecnologia desenvolvida pela empresa britânica MacRebur, já foi testada na Inglaterra e representa vantagem para o meio ambiente.

Ao substituir parte do betume por resíduos plásticos na pavimentação de estradas, reduz-se, a quantidade de petróleo liberado nos rios e córregos e o plástico encontra um destino que hoje é entulho em aterros e nos oceanos.

Quer saber mais sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para saber mais novidades receber os conteúdos de qualidade do mercado plástico.

Tag

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo