Plastico Brasil
Notícias

Pesquisadores criam motor de carro feito com plástico

A ideia é reduzir o peso do carro ao trocar várias componentes por plástico-moldado injetado ou até mesmo usando impressão 3D!

 

Quando pensamos em carros, a ideia de um produto pesado e resistente nos vem à mente. E se pudermos deixar o veículo resistente mas não tão pesado? Essa é a proposta dos pesquisadores da Fraunhofer: um carro cujo motor seja mais leve. E como? Com um motor de plástico!

Pensar em um motor feito de plástico parece surreal, mas é isto que está fazendo essa associação alemã de pesquisa e desenvolvimento com 58 centros espalhados pelo país. A ideia do novo produto é reduzir o peso dos carros usando plástico-moldado injetado.

Dessa forma é possível reduzir 20% no peso de um propulsor equivalente feito em alumínio, por exemplo. Ainda assim, os pistões e as paredes dos cilindros deverão ser feitos em metal para suportar todas as forças envolvidas na combustão.

No entanto, essa será a única parte com metal, o restante todo será feito em plástico-moldado injetado.

A ideia agora é construir um motor de vários cilindros com plástico-moldado injetado. O projeto inclui até a fabricação dos mancais do virabrequim em plástico. O uso do derivado do petróleo no setor automotivo é grande, tendo sido empregado até mesmo em rodas. O estudo não tem data específica para fazer funcionar o motor.

 

Outra proposta

Se você ficou surpreso com a proposta dos pesquisadores alemães, então vai ficar boquiaberto com a proposta do Grupo Salvoy: a construção de motores automotivos 100% de plásticos. O Polimotor 2 terá um duto de admissão de combustível impresso em 3D, fabricado em polieteretercetona reforçado KetaSpire®(PEEK ) da Solvay Specialty Polymers. 

O motor terá em média 63-67kg, 41 quilos a menos do que os convencionais. O projeto ainda tem como objetivo utilizar outros materiais da Solvay como bombas de água e óleo, entrada e saída de água e corpo de acelerador, além de outros componentes de alto desempenho. 
(Fonte: Tecmundo e Abiplast)

Tag

Artigos relacionados