Nordeste apresenta Primeiro Fórum sobre Economia Circular
O primeiro encontro no nordeste de profissionais ligados a pauta de economia circular inicia ações de cadastro de empresas e divulga local e data
O Fórum Nordeste sobre economia circular tem a data marcada para os dias 22, 24 e 25 de novembro, em Salvador, Bahia. E tem como meta a criação de um futuro pautado na Economia Circular, Criativa e Colaborativa.
Por isso, é importante debater pautas que foquem na economia circular e logística reversa.
Assim, eles desenvolveram o fórum para abordar pautas focadas em inovação, tecnologia, ligadas a temas da atualidade mundial.
De modo que, a proposta do FNEC (Fórum Nordeste de Economia Circular) une profissionais qualificados, com arte, oficinas, gastronomia e agricultura em uma trilha de conhecimentos.
Leia mais:
- Países adiaram as negociações sobre o tratado de plástico
- Nova Indústria Brasil deve receber R$ 406 bilhões até 2026
- Confiança em alta: ICEI Setorial atinge maior nível desde 2022
O primeiro encontro entre os interessados na área, é uma iniciativa do movimento Reinventado Futuros, através da SDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico).
Já a realização fica por conta do do Instituto IDI e apresentação do Governo do Estado da Bahia.
O secretário da SDE Bahia, Angelo Almeida, afirma que quando a proposta foi sugerida, todos aderiram rapidamente.
Pois, segundo Almeida essa pauta é importante: “Conseguimos parcerias em tempo recorde e envolvemos o Consórcio Nordeste nesta iniciativa inédita que nos coloca mais uma vez na vanguarda da sustentabilidade, uma vez que a Bahia tem posição de destaque nas energias renováveis, é líder na produção de energia eólica no país e pioneira na aposta do hidrogênio verde”, declara.
Os fundamentos da economia circular como foco
Para que a articulação e execução das ações sejam efetivas, o FNEC pretende voltar sua atenção aos desafios do Nordeste. Além de ceder um espaço para diversidade de participantes, uma vez que mobiliza desde governos e empresas, até a sociedade civil para debates.
Diante disso, nota-se que o fórum tem como finalidade discutir e apresentar os princípios básicos da Economia Circular e Colaborativa.
Do mesmo modo que se enquadra como ponte para conexão de gestores e líderes políticos, com corporativos e comunitários. Logo, estas conexões servirão para fomentar as discussões a respeito da sustentabilidade e da circularidade.
Programação do primeiro encontro anual
Até o momento, as informações a respeito da programação é uma sucessão de três dias com atividades voltadas à conscientização e avanços sobre socioeconomia e cultura em relação à economia circular.
Ainda, foi divulgada a gratuidade do evento e primeira ação.
Bem como um chamamento para mapear as os negócios, empresas e startups interessadas na discussão da economia circular no nordeste.
A ação consiste no cadastro e preenchimento do formulário.
Teve seu início dia 05 de outubro e vai até o dia 27, com divulgação no dia 06 de novembro.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado.