Braskem
Notícias

Jaguar Land Rover aumenta o uso de alumínio reciclado

Projeto é parcialmente custeado pela Innovate UK e apoio do Realcar

A Jaguar Land Rover anunciou que aumentará o uso de alumínio reciclado nas carrocerias de seus novos veículos em projeto inovador, que terá investimento equivalente a R$ 8 milhões e fará reuso do material encontrado nos carros descartados.

O projeto faz parte do Realcar, parceria entre a Jaguar Land Rover e a Innovate UK, Novelis, Stadco, Norton Aluminium, Zyomaz, Innoval Technology e a Universidade Brunel de Londres. Este trabalho com os fornecedores permitiu que a montadora recuperasse 75 mil toneladas de alumínio que seria descartado, e que agora terá utilidade na produção.

Para a reciclagem do alumínio de outros veículos a empresa adotará o ciclo total de reciclagem do alumínio com uma tecnologia química inovadora que conta com infraestrutura e investimento equivalente a R$ 53 milhões. O projeto está avaliando o alumínio e os níveis de químicas e microestruturas para aumentar a tolerância à reciclagem. De acordo com a montadora, um dos maiores benefícios é que o uso deste alumínio reciclado precisa de 95% menos energia do que a produção comum, ou seja, a produção primária.

O projeto é custeado parcialmente pelo órgão Innovate UK e apoio do programa Realcar e envolve mais de 10 oficinas de prensa de chapas de alumínios, tanto da Jaguar Land Rover como de todos seus fornecedores, e o alumínio é remodelado pela Novelis.

Tag

Artigos relacionados