Banner Diamante Plástico 10 anos
Notícias

Indústrias tentam aprimorar as embalagens para e-commerce

Empresas buscam padronização para embalagens do comércio online para evitar desperdícios

Com a expansão das vendas por meio da internet, as fabricantes de embalagens de papel buscam alternativas para reduzir o desperdício dos materiais utilizados nas entregas das empresas de e-commerce.

A consultoria de comércio eletrônico Ebit, afirma que o volume de pedidos online saltou de 53,7 milhões em 2011 para 106,3 milhões em 2016, representando uma expansão de quase 98%, mostrando um faturamento ainda maior de 137,4%, atingindo em 2016 um total de R$ 44,4 bilhões comercializados. De acordo com o presidente da Ebit, Pedro Guasti, a perspectiva de aumento de vendas do e-commerce contrasta com o do varejo físico, que sofreu um grande impacto da crise política e econômica atual do país. A venda consolidada do comércio já atinge 4,5%, uma parcela pequena que abre espaço para uma presença maior da venda online com o recuo do varejo tradicional.

O executivo da Ebit comenta sobre a falta de exemplos no Brasil como o da Amazon, que possui um padrão específico de caixa para cada tipo de entrega, tornando as embalagens apropriadas, evitando problemas com múltiplas categorias. Já para Salvador, da ABComm, o Brasil não possui nenhuma padronização por conta da falta de planejamento das lojas virtuais que não contam com uma estratégia de compra das embalagens, se importando somente com o custo, se tornando uma dificuldade que afeta os varejistas de menor porte, enquanto os grandes conseguem realizar uma negociação melhor, obtendo maiores variedades de tamanho. Enquanto isso, os comércios de pequeno e médio porte ficam restritos a dois ou três tamanhos, sem variedades, com isto surgem caminhos para evitar o desperdício que a Europa já adotou, como o da composição das embalagens que vem sendo desenvolvidas através de grandes folhas de papelão com várias possibilidades de dobras, podendo ser cortadas ou dobradas, de acordo com a utilização adequada em diversos produtos.

O atendimento dos pequenos varejistas é uma preocupação da empresa Klabin, que consegue ver o excesso como um problema e com isto, a empresa analisa alternativas, uma delas é a possibilidade de impressão digital, que pode ser utilizada em menores quantidades, ao contrário do método tradicional, possibilitando maior dinamismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo