Super Finishing
Notícias

Novas embalagens flexíveis apresenta solução para indústria

Uma tecnologia deve começar a ser testada para tratar embalagens plásticas flexíveis descartadas, até o final deste ano. Responsável por apresentar uso crescente em produtos como linhas de alimentos e bebidas, cosméticos, produtos de limpeza, e muitos outros produtos encontrados no mercado, esse material não é encontrado de forma reciclável.

As embalagens flexíveis têm formato que depende da forma física do produto acondicionado e a espessura é inferior a 250 micras. Por trás dessas embalagens é encontrada uma cadeia produtiva que envolve uma variada gama de tecnologias de impressão, matérias-primas, maquinas empacotadoras e planejamento visual.

Do ponto de vista do preço e da logística, essas embalagens oferecem diversas vantagens, como tem menos matéria prima, mais flexibilidade e melhor capacidade de armazenamento e transporte. Mas ainda assim esse produto deixa rastros no meio ambiente depois do consumo. Devido à complexidade do material, as embalagens podem ser consideradas um problema para a reciclagem de baixa tecnologia.

Para tratar as embalagens, essa nova tecnologia está sendo desenvolvida pela empresa Fraunhofer, que trabalha na recuperação de materiais e tratamento pós consumo de produtos como veículos, eletroeletrônicos e materiais de construção, e deve ser aplicada em uma empresa já comprometida a aderir a essa iniciativa e realizar a instalação de um projeto.

Esse tratamento promete dar ganhos ambientais e financeiros. E assim, a expectativa é que pelo menos seis quilogramas de polímeros puros das embalagens já usadas sejam recuperados.

Parceria Plástico Virtual com Innovapack

A Innovapack é um encontro voltado para tendências, design e inovação para embalagens de alimentos e bebidas. A parceria com o Plástico Virtual revela para os leitores a importância de informações sobre o segmento de embalagens. O portal é responsável por expor notícias, dicas, curiosidades e maiores informações sobre o que acontece no setor.

Tag

Artigos relacionados