Banner Diamante Plástico 10 anos
Notícias

Indorama Ventures aumenta sua capacidade de reciclagem de PET

A empresa quase triplicou sua capacidade e investiu 20 milhões de dólares em otimização de processos

A Indorama Ventures, produtora de resinas de PET, anunciou a conclusão da expansão de sua fábrica de reciclagem de Juiz de Fora, MG, com apoio do “blue loan” da IFC (International Finance Corporation), membro do Banco Mundial. 

Primeiramente, a unidade de reciclagem aumentou sua capacidade de produção de 9 mil para 25 mil toneladas por ano de PET, feito a partir de material reciclado pós-consumo (PET-PCR).

Ou seja, possibilita à empresa contribuir para a redução dos resíduos plásticos enviados para aterros e oceanos. O investimento criará mais de 40 empregos verdes na cidade. 

A expansão faz parte da missão da empresa para 2030 de continuar construindo uma empresa globalmente sustentável.

Bem como, os compromissos ambientais, sociais e de governança (ESG) da empresa que incluem o investimento de 1,5 bilhão de dólares.

Em outras palavras, para aumentar a capacidade para 50 bilhões de garrafas PET por ano até 2025. 

reciclagem

Sustentabilidade e Economia Circular

Flávio Assis, gerente da Unidade de Juiz de Fora da Indorama Ventures destaca que a expansão da instalação da unidade terá impacto significativo na promoção da economia circular para o PET no Brasil. 

Para o gerente, “por ser a única instalação de reciclagem da Indomara Ventures no país, somos gratos à IFC por esse empréstimo, reforçando a importância do Brasil como líder em sustentabilidade”. 

O PET é um plástico único e amplamente utilizado em garrafas de água e refrigerantes, além de ser o plástico mais reciclado no mundo. 

A Indorama Venturas investiu 20 milhões de dólares para otimizar os processos e adquirir novos equipamentos.

Por exemplo, máquinas para remover etiquetas, triturar garrafas e reduzir o consumo de água em 70%. 

Maximilian Yoshioka, Diretor de Negócios PET da Indorama Ventures no Brasil ressalta que a sustentabilidade é fundamental para a estratégia global da empresa. “Estamos trabalhando para garantir que nossas embalagens sejam totalmente circulares”.

Nesse sentido, o investimento na expansão da instalação de reciclagem é parte do empréstimo concedido pela IFC.

Que possui o objetivo de aumentar a capacidade de reciclagem da companhia em cinco anos. 

Carlos Leiria Pinto, gerente-geral da IFC no Brasil, salienta: “este é o primeiro blue loan da IFC focado exclusivamente no combate à poluição plásticas nos oceanos. Trabalhar em conjunto com um líder global dessa indústria demonstra o compromisso mútuo com a sustentabilidade”. 

A Indorama Ventures assegurou um total de 2,4 bilhões de dólares em financiamentos sustentáveis de longo prazo de várias instituições financeiras nacionais e internacionais entre 2018 e 2022.

Os recursos estão apoiando os projetos de expansão e sustentabilidade da empresa. 

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo