Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlástico

Redução de juros destrava crescimento da indústria

Analistas apontam que uma taxa de juros menor deve fazer com que a indústria enxergue o mercado consumidor de forma atraente e consequentemente, aumente a sua produção

Para destravar o crescimento da indústria no Brasil, analistas consideram que a redução da taxa de juros é o primeiro passo para esse progresso. A princípio, essa percepção se baseia no tímido crescimento da produção e na confiança do setor que já dá sinais de melhora.

Já que na passagem de abril para maio, a produção industrial brasileira cresceu 0,3%, conforme o IBGE.

Leia mais:

Enquanto isso, o ICI (Índice de Confiança da Indústria), que prevê antecipar tendências do setor, registrou um aumento de 1,1 ponto em junho, para 94 pontos, segundo o FGV Ibre. 

O reitor do Ibmec no Rio de Janeiro, Samuel Barros, destaca que o resultado positivo da produção se deve à recuperação após a queda de 0,6% no mês anterior.

Mas o especialista reforça que esses “pequenos crescimentos” acontecem com frequência. “Se olhamos para a média móvel, temos uma seta para cima, mesmo que essa curva de crescimento seja baixa”, explica.  

juros indústria

Passos para melhorar o desempenho do setor

Para Barros, dado o atual cenário da indústria, o primeiro passo para melhorar o desempenho do setor é “resolver a queda de braço entre governo e Banco Central sobre a taxa de juros”.  

Nesse sentido, uma taxa de juros menor deve fazer com que a indústria enxergue o mercado consumidor de forma atraente e, consequentemente, aumente a sua produção, explica o reitor.  

Stéfano Pacini, economista do FGV Ibre e responsável pela divulgação do ICI, também avalia que os altos juros praticados na economia são entraves para uma real recuperação do setor. 

Pacini avalia: “O atual cenário desafiador para a indústria, com taxa de juros elevada e aumento do endividamento, ainda cria um ambiente de incerteza nos empresários em relação a um segundo semestre difícil, porém com alguma melhora na demanda”.

A expectativa do mercado quanto a redução do juros

O mercado espera que o início do corte na taxa de juros aconteça em agosto. Sendo uma expectativa reforçada pela última ata do Copom (Comitê de Política Monetária), divulgada no mês passado.  

Samuel Barros avalia que, caso essa queda se confirme, já será uma boa sinalização para a indústria. “Mesmo que seja uma redução pequena, já podemos sentir um movimento do setor”.

Além disso, outro fator que pode beneficiar a indústria é a reforma tributária, explicam os especialistas.

Isso porque, simplificar a tributação pode melhorar a performance das empresas do setor, avalia Barros. 

Paulo Feldman, professor de economia da USP, concorda que a reforma tributária é um passo no caminho de melhorar a produção da indústria. “Provavelmente vai ser o único setor beneficiado, com uma queda na carga tributária”, conclui.  

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo