Entenda a importância do networking
Vai além do momento e da quantidade de contatos, o fundamental é a qualidade e como manter o relacionamento
Todo e qualquer empreendedor precisa dispor de uma boa rede de relacionamentos para atuar com mais precisão no mercado e, para que isso ocorra, é necessário participar de momentos de networking, que contribuem para gerar oportunidades de negócios e contatos. O networking vai além de conhecer novas pessoas, consiste em manter contato com outros profissionais depois do momento do encontro.
Como processo sistemático para promover e manter relações, esse processo tem o objetivo de atingir pontos específicos, que contribuam para todas as partes envolvidas. A qualidade das conexões estabelecidas é imprescindível e contribui grandemente para a força e longevidade da rede de contatos.
E como manter viva a relação construída em um momento de networking?
Para manter o contato ativo, a comunicação é a aliada mais poderosa, que vai desde o lembrete de aniversário, um texto interessante ou artigos que possam acrescentar dados e detalhes sobre pontos profissionais relevantes ou sobre possíveis parcerias comerciais.
Os benefícios de um relacionamento bem estruturado não são refletidos apenas nos negócios, mas também se estendem para a vida pessoal, através da troca de conhecimento, que tende a ser enriquecedora e formar sempre mais redes de relacionamentos.
Na vida do empreendedor, o networking pode ser fundamental para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio, mas não se resume apenas a isso: pode ser um processo de construção de amizades motivada por interesses mútuos, que pode acontecer de maneira espontânea.
Em palestras, conferências, cursos e outros eventos que favorecem o networking, crie possibilidades, busque relacionamentos, identifique necessidades e encontre pessoas que estejam dispostas a formar relacionamentos sólidos no mercado profissional e também pessoal.
O E-plast, que ocorre hoje (11/05) na cidade de Joinville, Santa Catarina, é um exemplo de evento que oferece momento exclusivo para essa troca de ideias, prevê novos incentivos para relações comerciais, interpessoais, indicações e parcerias, uma realização do Portal Plástico Virtual, com o apoio da Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) e da Interplast (Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico).
O evento tem como patrocinadores o Simpesc (Sindicato da Indústria de Material Plástico de Santa Catarina), a Bühler, referência em tecnologias nas áreas de engenharia de processo térmico e mecânico, a Blob Web, especializada em TPI – Tecnologia de Posicionamento Inteligente – que garante resultados, em contrato, em 60 dias na primeira página do Google e outros buscadores, através da busca orgânica, e a Super Finishing do Brasil, especializada em soluções em tratamento de superfícies, para diversas aplicações e setores da indústria.
Além do momento de networking, o E-plast traz palestras para a indústria do plástico, através de palestras com grandes nomes, como Paulo Roberto dos Santos, sócio diretor da Zorfatec, que trará ‘Indústria 4.0’, Albano Schmidt, presidente do Simpesc (Sindicado da Indústria de Material Plástico de Santa Catarina), com ‘Expectativas de mercado para 2018’ e Eduardo Amati, diretor de relacionamento e mentor da Acelera Startup FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), com ‘Criatividade na gestão para indústria’.