Banner Diamante Plástico 10 anos
EmbalagemNotícias

Embalagem plástica prolonga vida de produtos agrícolas

A embalagem de poliamida feita pela StePac, é produzida a partir da reciclagem química de resíduos plásticos

Junto a Basf, a StePac de Israel criou embalagens sustentáveis especificamente para o setor de produtos agrícolas frescos. Se trata de uma poliamida derivada de reciclagem química. 

A Basf, por sua vez, irá proporcionar uma maior flexibilidade para promover novos formatos de embalagens para um padrão sustentável no escopo da economia circular. 

A princípio, a StePac é especializada no desenvolvimento de soluções avançadas de embalagens funcionais. Além de ser pioneira no uso de plásticos reciclados quimicamente para a embalagem de produtos perecíveis frescos. 

Por isso, a empresa recebeu recentemente a certificação REDcert2 para incorporar poliamida 6 quimicamente reciclada em suas embalagens flexíveis com atmosfera modificada (MAP). 

Suas duas marcas, Xgo e Xtend, se baseiam na tecnologia MAP com controle de umidade integrado que retarda a respiração dentro da embalagem.

Leia mais:

Além disso, atrasa os processos de envelhecimento, inibe a decomposição microbiana e preserva a qualidade e o valor nutricional do produto durante o armazenamento prolongado. 

A poliamida Ultramid Ccycled representa 30% do material de embalagem, com opções de integração de uma porcentagem maior.

Para Gary Ward, gerente de desenvolvimento de negócios da StePac, “essa aliança ajudará a encontrar um equilíbrio entre a criação de embalagens plásticas que sejam tão sustentáveis quanto possível para manter os produtos frescos por mais tempo”.

poliamida

A reciclagem química dos resíduos plásticos

Sobretudo, a reciclagem química envolve principalmente resíduos plásticos que seriam usados para recuperação energética ou descarte inapropriado em aterros. 

Ela complementa a reciclagem mecânica, assim, acelerando uma economia circular ao produzir plástico reciclado de qualidade alimentar. 

Segundo Dominik Winter, vice-presidente de negócios europeus de poliamidas da Basf, em um processo termoquímico, os parceiros da empresa obtêm matéria prima reciclada desses plásticos pós consumo. “Usando uma abordagem de balanço de massa, a resina pode ser atribuída a produtos específicos, como o Ultramid Ccycled”, afirmou.

Ainda de acordo com ele, isso ajuda a substituir matérias primas fósseis e é um passo importante em direção à circularidade. “Como os plásticos reciclados quimicamente têm a mesma qualidade e segurança do material virgem, o escopo dos plásticos que podem ser reciclados para embalagens de produtos frescos é ampliado”, explicou.

Sendo assim, o produtor colombiano de maracujá Jardin Exotics será a primeira empresa a usar a nova marca de embalagem Xgo Circular. O material se destinará para exportar as frutas para a Europa por navio. 

A manutenção da embalagem de origem no ponto de varejo final também elimina a necessidade de reembalagem após a chegada.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo