Banner Diamante Plástico 10 anos
IndústriaNotíciasPlástico pelo mundoSustentabilidade

Economia circular na produção agrícola, negócios com a CNI e Cão reciclador

Plástico pelo mundo: Fique por dentro das principais notícias e curiosidades do plástico pelo mundo. Mosaic Fertilizantes, uma das principais produtoras de fosfatos e potássio, está promovendo a economia circular na produção agrícola. O Procompi, ação da CNI e Sebrae, está com chamada aberta para a contratação de consultores. Cão recolhe objetos recicláveis, ajuda na reciclagem e contribui para recuperação de caẽs em situações de vulnerabilidade

Sustentabilidade na produção agrícola com economia circular

Uma das maiores produtoras globais de fosfatos e potássio combinados, a Mosaic Fertilizante, intensifica esforços a fim de promover a economia circular. Pensando no futuro, a companhia implementa ações estratégicas que abordam temas de interesse social e ambiental. 

As atividades propostas se referem aos desafios tanto ambientais quanto sociais, além de abordar o tema de governança. Com a integração dos assuntos, a companhia pretende reforçar a importância da sustentabilidade, e seu compromisso com ela. 

Diante disso, a empresa deu início a segunda fase de sua parceria com a Yattó, uma startup especializada em economia circular e logística reversa. 

Essa união de empresas vai estruturar e gerir a cadeia de reciclagem. De maneira assegurar a confiabilidade e qualidade das embalagens feitas com resina reciclada pós-consumo, chamada também de PCR. 

Dessa forma, a ação protege as big bags, que compõem o setor de armazenamento e transporte de insumos agrícolas. 

Ainda, a iniciativa visa coletar, reciclar e reprocessar materiais para comercialização de embalagens sustentáveis. Essa atitude gera valor ao produtor rural, além do meio ambiente, e coopera também para os produtos comercializados. 

Algumas das metas citadas pela empresa, incluem: diminuir a emissão de CO₂ na atmosfera, até o momento o projeto já evitou a emissão de mais de 289 mil kg. Bem como, deseja que todas as unidades da companhia usem as big bags sustentáveis até o final de 2024. 

Da mesma maneira, a Mosaic estima que pelo menos 80% do material reciclado em campo retorne em até 5 anos. Porém, a meta principal visa um retorno 100% quando a estrutura estiver padronizada. 

Diante disso, a Mosaic Fertilizantes também destaca a importância da companhia para o setor, pois foi uma das primeiras empresas a utilizar embalagens fabricadas a partir de resina reciclada na operação. 

Oportunidade para consultores no Procompi 

O Procompi (Programa de Apoio à Competitividade das Micros e Pequenas Indústrias) está com chamada aberta para a contratação de consultores para realizar cursos, palestras, consultorias e muito mais. O cadastro fica aberto até a conclusão do programa, isto é, 2026. 

Sendo assim, a inscrição exige que o participante se caracterize como pessoa jurídica, legalmente constituída no país, sediada em qualquer estado brasileiro. Portanto, os interessados em se tornar consultores do programa podem acessar o site de cadastro do Procompi. Assim como, devem acessar o edital para mais informações e serviços. 

Diante disso, o edital tem como objetivo o credenciamento de pessoas jurídicas para integrar o Banco Nacional de Fornecedores Procompi, que poderão ser chamados para participar de processos de cotação de preços para prestar serviços no âmbito do programa.

Este programa tem como responsáveis a CNI, com uma parceria com o Sebrae, juntos eles encaminham a ação. 

Entretanto, somente as empresas cadastradas no banco de fornecedores do Procompi tem possibilidade de participar dos processos de cotação de preços. Pois, dependendo da demanda, a prestação do serviço tem oferta presencial ou a distância.

Cão recolhe garrafas de plástico e ajuda outros animais

Um cachorro chamado Fin, durante seus passeios na rua coleciona garrafas de plástico e latas de refrigerante. Diante disso, seu tutor viu uma forma de ajudar na reciclagem. 

Com os objetos recolhidos pelo cão, Stefen, decidiu levá-los à reciclagem, e assim ajudar outros cachorros com as doações. 

Ao se deparar com o hobby de Fin, seu tutor, notou que o cão se diverte com os objetos encontrados. Portanto, percebendo o comportamento de Fin, decidiu pegar e guardar os objetos que o cão trazia durante os passeios. Com a iniciativa, Fin começou a limpar a vizinhança, recolhendo o lixo que as pessoas jogavam fora. 

Dessa forma, quando Fin acumulava uma quantidade suficiente de garrafas e latas, Stefen levava o cão ao centro de reciclagem para entregar suas coletas. E com isso, Fin começou a arrecadar dinheiro com reciclagem. 

Apesar de no começo o lucro da reciclagem ser usado em brinquedos para o cachorro, seu tutor notou que Fin se alegrava mais com os passeios e as coletas, do que com os brinquedos de pelúcia.

Sendo assim, agora, o intitulado ‘cão reciclador’, doará o dinheiro para uma instituição que cuida de animais abandonados. Ele escolheu uma instituição que acolhe e trata de animais abandonados ou vítimas de maus-tratos. 

Seu tutor destaca ainda, que Fin, é um cão muito carinhoso e sociável. E dessa maneira poderá conhecer e brincar com os novos amigos, além de contribuir para a sua recuperação e com a reciclagem. 

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo