Banner Diamante Plástico 10 anos
EconomiaIndústriaNotícias

CNI mostra indústria mais otimista no começo de 2024

O ICEI apresentou um avanço em relação à confiança do empresário industrial, pelo segundo mês consecutivo. Assim como, outros indicadores também avançaram para uma perspectiva mais otimista

De acordo com pesquisa realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), o empresário industrial começou o ano de 2024 mais confiante. Esse resultado se apresentou através do ICEI que avançou 2,2 pontos, subindo de 51,0 pontos para 53,2 pontos. 

O indicador registrou esse crescimento entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024. Por ser um índice variável, ele oscila entre 0 e 100 pontos, com uma linha divisória de 50. 

Ou seja, valores abaixo de 50 pontos mostram falta de confiança, enquanto os acima disso, revelam-se confiantes. A pesquisa entrevistou 1271 empresas entre os dias 4 e 10 de janeiro.

Leia mais: 

Diante disso, a economista da CNI, Larissa Nocko, explica o resultado e por que ele demonstra que a indústria começou o ano com uma confiança mais expressiva. “Tipicamente, nos meses de janeiro a confiança registra um patamar mais alto que em relação ao restante do ano, mas vale destacar que o índice começou o ano 4,6 pontos acima de janeiro de 2023”, afirma. 

Os dois indicadores que compõem o ICEI

Sendo assim, para análise completa, o ICEI conta com dois medidores, um mede a percepção da indústria em relação às condições atuais, e outro mede as expectativas futuras. 

Em relação às condições atuais, o índice avançou 1,5 pontos, indo para 48,3 pontos. Esse indicador está abaixo da linha divisória de 50 pontos, mostrando assim, uma percepção de piora quanto aos últimos seis meses. 

Apesar da avaliação dos empresários sobre as condições atuais se apresentarem de forma negativa, majoritariamente, a análise relativa às próprias empresas não está no âmbito negativo, pois passou para 50,2 pontos. 

Enquanto isso, o índice de expectativas cresceu 2,6 pontos, chegando então a 55,7 pontos. Isso demonstra que a indústria está esperançosa quanto aos próximos seis meses. 

Diante disso, especialmente, as expectativas referentes à economia brasileira tornaram-se menos pessimistas na passagem de dezembro de 2023 para janeiro de 2024. 

 De modo que, o índice de expectativas em relação à economia brasileiras registrou avanço neste período, indo de 46,3 pontos para 50,1 pontos. 

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo