Banner Diamante Plástico 10 anos
EmbalagemNotíciasPlástico pelo mundo

Economia circular do plástico, Sacolas de cana-de-açúcar e Ecodesign

A Indústria do plástico no México caminha para uma economia circular. Empresa aposta em uso de sacolas com matéria-prima da Earth Renewable Technologies. Grupo Boticário desenvolveu pesquisas para criar embalagens sustentáveis

Indústria do plástico mexicana investe em modelo circular

A indústria do plástico está avançando em práticas sustentáveis, assim como está engajada em estabelecer um modelo circular de reciclagem. O México é um dos países que se destaca na reciclagem de PET, uma vez que ele recupera 60% das embalagens distribuídas no mercado. 

Isso acontece porque, a indústria tem transacionado para um modelo de economia circular.

Visto que, no México anualmente, ocorre a reciclagem de 1,6 milhão de toneladas. E mais de 360 empresas na indústria de plásticos se envolvem em um ou mais procedimentos de reciclagem.

Além disso, em 2022, o Diploma em Economia Circular do Plástico agora faz parte da Universidade Anáhuac que está com mais de 40 graduados.

Assim como, aconteceu o anúncio de que a indústria submeterá ao Senado do país o quarto relatório de resultados do Acordo Nacional para a Nova Economia do Plástico, reiterando que “a indústria está desempenhando seu papel”. 

Luis Solano, presidente da seção de recicladores da ANIPAC, ressaltou a disposição do setor em fornecer materiais PCR de qualidade e apoiar a sustentabilidade ambiental. No entanto, apontou-se a necessidade de divulgação. E também a realização de fóruns para consolidar o setor como uma indústria sustentável na cadeia da economia circular do plástico.

5àsec adota o uso de embalagens a base de cana-de-açúcar

Aliada à primeira fabricante de bioplásticos compostáveis do Brasil, a Earth Renewable Technologies, a empresa 5àsec adotou desde junho o uso de sacolas produzidas com base de cana-de-açúcar. 

A princípio, o objetivo da empresa é implementar as sacolas compostáveis e renováveis em todas as franquias da rede. A posição tomada pela rede de lavanderias confirma seu compromisso com a sustentabilidade. 

Além dessa iniciativa, a 5àsec integra a ação de utilizar cabides reciclados em suas localidades, assim como, coopera com o plantio de 4 mil mudas para recuperação das nascentes do Rio São Francisco, em conjunto com o Projeto Plantar. 

Diante dos projetos em que é engajada, a empresa ganhou o prêmio ABF na categoria de Mega, com destaque em sustentabilidade, que evidencia iniciativas ambientais. 

Segundo Fábio Roth, que exerce o cargo de CEO Brasil na 5àsec, a empresa realiza diversas iniciativas inseridas no programa interno denominado 3R’s – Redução, Reciclagem e Reutilização, ele diz que: “Por meio deste projeto, os franqueados da rede têm acesso às dicas de como promover iniciativas sustentáveis e desenvolver a responsabilidade ambiental. Nosso objetivo é incentivar a população a preservar o meio ambiente.” 

Grupo Boticário investe em ecodesign para criação de produtos sustentáveis 

O Grupo Boticário está desenvolvendo embalagens mais sustentáveis, através da inserção de matérias-primas de origem reciclada ou com maior potencial para reciclagem. 

Além disso, a companhia usa conceitos de ecodesign para a fabricação de embalagens reaproveitáveis, de montagem descomplicada ou refiláveis. 

A companhia assumiu uma lista de quinze compromissos ambientais para serem alcançados até o ano de 2030, e o primeiro é mapear todo o resíduo sólido gerado pela cadeia, e também desenvolver soluções. 

Antes de tudo, a companhia quer ultrapassar os 100% com 150% porque trata-se de uma meta expandida, que inclui também os fornecedores. Bem como, por englobar todas as marcas que compõem o grupo, sendo elas: O Boticário, Eudora, Quem disse, Berenice?, Vult e Truss. 

Diante disso, foi criado um estúdio interno para desenvolver soluções de acordo com as demandas. 

Assim, o diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário, Gustavo Dieamant, afirma que:  “O objetivo é sempre atender da melhor forma possível os consumidores, que possuem lugar central no modelo de negócio. Além disso, os mockups [modelos] desenvolvidos no Studio In House a curto prazo ajudam e facilitam o desenvolvimento de novos produtos a serem lançados”. 

Atualmente, a empresa tem a premissa de confeccionar novos produtos de forma mais sustentável que a versão antiga, isso inclui desde a formulação até a embalagem final. 

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo