Super Finishing
Notícias

E se bactérias produzirem plástico?

Bactérias serão usadas no processo de transformação de metano em plástico. Elas são uma parte importante do experimento, que pretende criar plástico nobre

 

Todos os meses, pesquisadores descobrem novas soluções para o universo dos plásticos. Desde técnicas de reciclagem de última geração até formas de transformar plástico em combustível líquido, todas essas soluções inovadoras partem de um conceito: o plástico é um dos materiais mais potentes e repletos de possibilidades do mundo.  A novidade agora é a produção de plásticos usando bactérias!

Com o uso de bactérias, a bióloga Elen Aquino Perpétuo e uma equipe de oito cientistas pretendem transformar o metano (CH4), contido no gás natural, em PHB – um plástico de alto valor agregado.

Embora o projeto de transformação do metano em plástico não seja mais novidade, o fato de que bactérias serão usadas no processo, é!

De acordo com os pesquisadores, “algumas bactérias, a que chamamos de metanotróficas, alimentam-se do metano e transformam-no através de uma série de reações bioquímicas, em PHB, que é um biopolímero: um plástico de origem biodegradável”.

Incialmente, os cientistas farão testes com bactérias metanotróficas dos gêneros Methylobacter e Methylocystis. O grupo pretende trabalhar ainda com consórcios microbianos oriundos de áreas com histórico de produção de metano, como os aterros sanitários, por exemplo.

Tag

Artigos relacionados