Banner Diamante Plástico 10 anos
IndústriaNotícias

Confiança dos empresários cresce nos setores industriais

A pesquisa da CNI entrevistou 2.033 empresas, indicando o mais alto nível de confiança desde outubro de 2022. Embora haja uma divisão entre setores ganhando e perdendo confiança, alguns que estavam com baixa confiança em janeiro agora demonstram otimismo

Confiança dos empresários cresce nos setores industriais

Mediante os Resultados Setoriais do ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial) do mês de fevereiro, chegou-se à conclusão de que 25 dos 29 setores analisados, mostram-se confiantes em 2024. 

Na imagem aparece um homem realizando atividade industrial. Ele usa óculos de proteção, uma blusa vermelha. A imagem representa o crescimento de confiança nos setores industriais

Com isso, revela-se que a confiança está bem disseminada na indústria. Uma vez que, essa pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostra-se como o resultado mais alto desde outubro de 2022. Para analisar esse cenário, a instituição entrevistou 2.033 empresas, entre os dias 1º e 16 de fevereiro de 2024.

Assim, do total de 29 setores, a confiança cresceu em 14, caiu em outros 14 e manteve-se igual em apenas um setor, o de extração de minerais não metálicos. Sendo assim, somente quatro, do total analisado, permaneceram com o índice de confiança menor dos 50 pontos. 

Leia mais:

Em relação a esse resultado, a economista da CNI, Larissa Nocko, explica: “Apesar da divisão quase igual entre o número de setores que ganharam e perderam confiança em fevereiro, alguns setores ganharam e encontram-se entre aqueles que não estavam confiantes em janeiro e nos meses anteriores”.

Setores se mostrando mais confiantes

Enquanto isso, três setores da indústria não estavam confiantes e passaram para a confiança. Entre eles: 

  • Produtos de borracha: 51,1 pontos; 
  • Equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos: 50,3 pontos;  
  • Couro e artefatos do couro: 50,3 pontos;

Conforme a pesquisa, apenas o setor de Móveis regrediu no nível de confiança e encontra-se abaixo da linha divisória dos 50 pontos, com 47,1. Já os setores mais confiantes incluem:

  • Farmoquímicos e farmacêuticos: 64,7 pontos;
  • Manutenção e reparação: 57,9 pontos;
  • Máquinas e materiais elétricos: 56,7 pontos;
  • Produtos diversos: 56,3 pontos.

Cenário da confiança por porte e região

Segundo os Resultados Setoriais do ICEI, em fevereiro, as médias empresas industriais apresentaram um aumento de confiança de 0,1 ponto, atingindo 52,5 pontos. 

Já as grandes e pequenas empresas, registram queda de confiança, respectivamente, de 0,5 ponto (54,9 pontos) e 0,7 ponto (50,5 pontos). Contudo, é importante destacar que todas as categorias mantêm índices de confiança acima do limiar de 50 pontos.

Já em relação a região, a confiança na indústria avançou nas regiões Centro-oeste e Sul, chegando a 54,8 pontos e 50,6 pontos, respectivamente. Enquanto isso, nas regiões Sudeste e Norte, ela permaneceu estável na passagem do mês. Sendo Sudeste com 52,6 pontos e Norte com 54,7 pontos. 

Porém, no Nordeste, houve uma diminuição de 2,9 pontos, apesar de a região manter-se como a mais confiante do país, com um índice de confiança de 55,8 pontos. Ainda assim, todas as regiões apresentam um indicador superior à marca de 50 pontos.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo